segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Mapa religioso

O novo mapa religioso do Brasil merece um comentário. Na verdade eu havia feito uma análise mais detalhada mas prefiro não apresentá-la aqui e deixar que o próprio leitor tire suas conclusões apartir dos dados a seguir. Naturalmente farei alguns comentários que considero essenciais para entender a jogada de marketing das igrejas. 


  
O Brasil.

No Brasil a maioria da população ainda é católica. Porém chegamos em 2009 ao menor nível de seguidores do catolicismo. A proporção de católicos que parecia continuar estável de 2000 até 2003 com 74% passa a 68,43% no final da década. Essa queda de 7,3% foi combinada com o crescimento dos Evangélicos pentecostais e tradicionais alcançando  20,23% da população e com o crescimento também do grupo de pessoas que não possuem religião, de 5,13% para 6,72 e das religiões alternativas que alcançam o 4,62%
Acre.
No Acre os católicos desceram aos 50.73%.
 Os Evangélicos pentecostais subiram aos 24,18%.
Os Evangélicos Tradicionais subiram aos 12,46%.
Os sem religião subiram aos 10,82%.
Os espiritualistas subiram aos 0,28%.
Os de Matriz Africana subiram aos 0,05%
Os Orientais aos 0,08%.
Outros chagaram a 1,41%

Rio Branco:
Católicos 41,99%
Sem religião 11,83%
Evangélicos pentecostais 28,43% (Assembléia de Deus, Madureira, da Missão. Anápolis, Brasil para Cristo, Congregacional Cristã, Igreja Quadrangular, Universal do Reino de Deus, Casa da Bênção, Casa de Oração, Deus é Amor, Maranatá, Evangélica Renovada, Nova Vida, Avivamento Bíblico, Internacional da Graça de Deus, Igreja Mundial.
Outras denominações evangélicas 14,63% (Luterana, Presbiteriana, Presbiteriana Independente, Fundamentalista, do Brasil, Unida, Renovada. Metodista, Metodista Wisleyana, Batista, Batista Renovada. Congregacional. Adventista do Sétimo dia, da Promessa)
Espíritas/ Espiritualistas 0,48% (Federação Espírita, Kardecista)
Afro-brasileira  0,11% (Umbanda, Candomblé)
Orientais  ou Asiáticas 0,18% (Judaísmo, Budismo, Messiânica Mundial, Seicho No-ie,)
Tradições indígenas 2,36 (Santo Daime, União do Vegetal, a Barquinha)
Outras (Mórmons, Testemunha de Jeová)

Meus comentários: 
Vejam que a pesquisa é direcionada e peca na fomulação da pergunta. Não há essencialmente diferença entre Católicos e Evangélicos. Os católicos têm que ser, naturalmente, evangélicos também. Não pode haver cristianismo sem que se tome por base o Evangelho. Assim, e por isso mesmo, todas as religiões cristãs são necessariamente evangélicas. Para responder bem a questão, precisaria explicitar a denominação religiosa a qual o entrevistado pertence. O máximo de generalização admitido é no que se refere ao fato de ser ou não "pentecostal". (http://youtu.be/a5rVdBSlRN4) (como exemplo). É pois, neste ponto que aparece o real interesse no direcionamento da pergunta.

Se olharmos de maneira mais detalhada os resultados veremos que os ditos "evangélicos" que mais cresceram são na verdade os pentecostais com 28,43 %. E porque? porque pregam basicamente a teologia da prosperidade ( http://youtu.be/XeF3rgjcUlQ ) e estão presentes de forma maciça na política partidária além de serem donos de grandes redes de comunicação, sendo a maior delas a Rede Record de rádio e televisão. Fora isso, todas possuem programas de longa duração nos mais diversos canais de televisão aberta, emissoras de rádio e vários jornais espalhados pelo país.

Um detalhe não menos importante é que estas Igrejas-empresas são concorrentes entre sí e, portanto, não podem ser vistas na perspectiva da unidade, como quer fazer crer a pasquisa.

Um comentário:

  1. Eu acho que o protestantismo nunca ficará com maior número de fiéis do que do catolicismo mas chegará perto.

    ResponderExcluir