quarta-feira, 29 de maio de 2013

Ali Babá e os... espera aí, tá faltando um ministério...


A manutenção da estrutura e dos funcionários das atuais 39 pastas do governo Dilma Rousseff, instaladas na Esplanada dos Ministérios e em outros prédios espalhados por Brasília, custa pelo menos 58 bilhões e 400 milhões de reais por ano aos cofres públicos, segundo reportagem do O Globo desta semana. Esta verba, está prevista no Orçamento Geral da União de 2013 para o custeio da máquina em Brasília, e é mais que o dobro da que foi destinada ao maior programa social do governo, o Bolsa Família, que custará 24 bilhões e 900 milhões de reais (apenas) este ano.

E há quem diga que este é um governo que pensa e governa para os menos favorecidos.

Ora, ora, ora. Alguém sabe me dizer o nome dos tais 39 ministros? ou pelo menos quais são esses ministérios? se essas duas questões fossem feitas no Enem, sem dúvida teríamos reprovação em massa. Poderíamos dificultar um pouco mais as questões perguntando qual a relação entre o ministro e a pasta que representa?  Garibalde Alves, por exemplo (esses vocês lembram?) é ministro da Previdência Social.

Ex- senador e atual ministro da Previdência
Esse senhor, Garibalde Alves Filho, tem 66 anos de idade, é advogado e jornalista mas sua maior qualificação é ser oriundo politicamente do antigo PDS e depois migrou para o PMDB e, principalmente ser o dono da TV Cabugi, afiliada de Rede Globo. A pergunta é: O que esse senhor, além de sua polpuda aposentadoria, tem a ver com a Previdência Social? ou mesmo com o Partido dos Trabalhadores?


São tantos ministérios que, seguramente se houvesse uma reunião com todos, a utilização de crachás de identificação seria necessária para evitar a troca de nomes, seja pela presidente seja entre os próprios. Isso é tão absurdo que custo a acreditar ser verdade. Saibam que é o país com o maior número de ministérios entre todos os países do mundo e em todos os tempos.

Além de tantos ministérios e ministros, temos que arcar com as contas, deles e deus seus tantos funcionários.  Pensam que é pouco? alguém avalia quanto custa, por exemplo, uma reunião simples no ministério de Portos da Presidência da Republica? Ah, você não sabia que existe esse ministério!! Pois bem, ele existe e tem como ministro o ilustre José Leônidas Cristino, com uma verba orçamentária para este ano de 2013 de R$ 215,2 milhões (Isso só em verba complementar via decreto presidencial). Quando chamado para o relevante cargo de ministro dos portos, José era prefeito do município de Sobral, CE, onde havia sido eleito na cota da família gomes (Cid e Ciro) pelo PPS e finalmente no PSB, quando renunciou em 2011. 

Mas ainda é pouco. Rumores vindos do PSC (Partido Social Cristão), especialmente da turma de São Paulo, ligada ao pastor Marcio Feliciano, dão conta de uma forte pressão para que a presidente Dilma crie mais um ministério para abrigar os evangélicos descontentes com medidas como união civil entre pessoas do mesmo sexo, pesquisas com células tronco... e principalmente por causa de um outro ministério já existente, Ministério de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, cuja ministra é Luiza Helena de Bairros (nome sugestivi, não?).

Olha que o ministro do novo ministério poderá ser justamente o Feliciano. Já pensou?

Aí sim, se o PSC conseguir seu intentoعلي بابا (em Árabe) já terá os seus famosos 40 (quarenta).

Por fim, Lá como aqui, alguém sabe dizer quantas são as secretarias do Governo do Acre e quais são os secretários de tais pastas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário