quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dercy Teles de Carvalho Cunha: Consciência tranquila do dever cumprido

Texto encaminhado por Dercy Teles de Carvalho Cunha, presidente do Sindicato de Xapuri, rebatendo as leviandades que o jornal Pagina 20 escreveu sobre as eleições ocorridas recentemente naquele sindicato.

Me solidarizo inteiramente com a brava lutadora Dercy assim como com todas e todos do sindicato. Quem não sabe que sindicatos, organizações e movimentos foram tomados em assalto pelos "companheiros" que se portam como proprietários dessas instituições praticando toda sorte de desmandos. Apropriaram indevidamente de legados de lutas dos povos tradicionais e trabalhadores. Vilipendiaram as lutas e as memórias dessas pessoas lutadoras e idealistas, como o caso do Chico Mendes. Chega dar náuseas por puro asco!!

Ao texto:

Nós, da Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, nos dirigimos ao seu conceituado blog, mais uma vez, para repor a verdade a respeito da matéria jornalística intitulada "Filhos do Darly Votam No Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri", que está veiculada nos jornais A Gazeta e Página 20 de hoje (22/05).

Em primeiro lugar queremos deixar claro que as pessoas que ilustram a foto da matéria jornalística não são mais sindicalistas, haja vista só contribuírem com o sindicato em ano eleitoral ou quando se coloca em pauta nas assembleias assuntos que é de interesse político-partidário, ou seja, que ameaça o poder, como foi a Eleição dos Delegados do STTR de Xapuri para eleição da Diretoria da FETACRE, em 2011, e a proposta de desfiliar o sindicato da CUT e etc.

Só em ocasiões dessa natureza é que os referidos senhores pousam de sindicalistas e amigos de CHICO MENDES, que com certeza se os mortos tivessem direito de se manifestar Chico Mendes condenaria a atitude de seus ex-companheiros, que além de terem traído seus ideais ainda usam o seu nome para legitimar os seus feitos nocivos aos interesses dos trabalhadores, como foi a Operação RESEX LEGAL em novembro de 2008, haja vista, após a morte de Chico Mendes, o respectivo grupo ter comandado tanto o sindicato quanto as demais Entidade por 17 anos consecutivos e nada fizeram no sentido de viabilizar condições de vida melhores para a categoria. Ao contrário, faliram a Cooperativa Agroextrativista, fundada por Chico Mendes no ano em que ocorreu sua morte, sem que até a presente data tenha sido explicado aos sócios o motivo que a levou a falência.

Portanto, é por essas e outras razões que a pecuária tomou conta dos seringais; não porque eu incentive, apenas sou a favor da vida e por isso continuo afirmando que se proibir a pecuária sem apresentar outra alternativa que a substitua em termo de geração de renda estaremos condenando a população extrativista a miséria absoluta. Hoje, não existe no estado nenhuma alternativa econômica que supere a pecuária. Quanto à participação dos filhos do Sr. Darly Alves e demais citados na matéria, na eleição do sindicato, não tem nada de ilegal, os mesmos detém propriedade rural e estão dentro dos padrões da agricultura familiar, são sindicalizados e estão de acordo com o que preconiza o Estatuto Social da entidade.

Quanto à acusação de que estou partidarizando o Sindicato, é uma grande inverdade. Os trabalhadores rurais associados (as) são testemunhas de que no decorrer de nossa gestão, nenhuma sigla partidária imperou dentro do movimento sindical, ao contrário do passado, onde muitos associados se afastaram e outros não procuravam ingressar no quadro social por não concordarem que a sede do Sindicato fosse muito mais um comitê politico do PT do que propriamente sede de uma entidade de trabalhadores rurais.

Porém, o que nos surpreende diante da atitude dos referidos questionadores é que os mesmos, além de não serem mais trabalhadores rurais e viverem de cargos comissionados, serem micro-empresários, não registraram nada do que estão questionando junto a COMISSÃO ELEITORAL no decorrer do pleito.

Quanto à impugnação da Chapa denominada “Nossa História, Nossa Luta, ocorreu em função do descumprimento ao Edital de Convocação das Eleições, não por perseguição politica ou outras manobras como está sendo divulgado. Diante dos fatos, fica subtendido que o grupo politico não aceita que o Sindicato seja administrado por um outro segmento que não obedeça aos seus comandos.

Portanto, estamos com a consciência tranquila do dever cumprido sem nada a temer.

Sendo o dispomos para o momento subscrevemos-nos.

Dercy Teles de Carvalho Cunha é a atual presidente do STTR de Xapuri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário