domingo, 19 de maio de 2013

Em carta indígenas do Acre manifestam indignação contra o preconceito do governo Dilma


Carta circular das Organizações e Povos Indígenas do Estado do Acre, Sudoeste do Amazonas e Noroeste de Rondônia, reunidos na Reunião de regularização fundiárias em TI em Rio Branco, entre os dias 14 a 16 - Manifestam Indignação contra o Preconceito do Governo Dilma, com os Povos indígenas do Brasil.
Rio Branco-AC, 16 de maio de 2013.
Nos lideranças indígenas representantes de 14 povos e organizações do estado do Acre, sul do amazonas e noroeste de Rondônia, reunidos entre os dias 14, 15 e 16 de maio, vimos expressar a nossa grande preocupação e indignação com as recentes medidas adotadas pelo Governo Dilma Rousseff e a bancada ruralista do Congresso Nacional. A mais recente delas diz respeito à tentativa de acabar de vez com os processos de demarcação de terras indígenas e quilombolas, a partir da instalação da CPI da FUNAI e do INCRA. Esta CPI visa paralisar as demarcações das terras indígenas e revisar as já homologadas. Nós perguntamos a todos: o que irá acontecer conosco, os povos indígenas?
 Estamos preocupados com o projeto de exploração de petróleo e gás natural no Vale do Juruá, com as hidrelétricas que atingiram os Kaxarari – que estão sendo ameaçados pelos fazendeiros, com os projetos de ligação do Acre ao Peru por meio de rodovias que irão sangrar a floresta, onde há parentes em isolamento voluntário, com as ameaças à liderança Francisco Saldanha e Antonio José, respectivamente da TI São Paulino e TI Valparaíso.
Nossas terras e culturas estão sendo destruídas e com isso todo o nosso conhecimento milenar. Somos parte da natureza e ela faz parte de nós, mas a cada dia surgem novas ameaças que põe em risco a nossa integridade física e os nossos territórios. Exemplifica isto as PECs 215 e 237, além do Projeto de Lei de Mineração, que se aprovadas, vão retalhar o nosso território de ponta a ponta.
Por isso exigimos a imediata demarcação das terras indígenas do Acre, Sul do Amazonas e noroeste de Rondônia,  queremos também resaltar a grande importância do fortalecimento da FUNAI  com as implantações das CTl, para que possamos agilizar os estudos das demarcações e revisões de limites das TI,  para nos esta fundação continua sendo muito importante portanto pedimos ao governo Dilma que trate com respeito e atenção o trabalho que vem sendo feito pela FUNAI e dando mais condições e ampliando os servidores para dar conta desta demanda o qual nos povos indígenas lutamos e esperamos a muitos anos pelas demarcações de nossos território.
Queremos deixar bem claro que nunca fomos inimigos do governo somos contra e desaprovamos a forma que somos tratados sem o mínimo de respeito, vendo a cada dia  mais os nossos direitos sendo violado, estamos a cada vez mais sendo ignorando e massacrados, essa bancada de ruralistas, nos tratando como se fôssemos de outra espécie, animais e não humanos, portanto pedimos as partes mundiais que faça uma interferência ao governo brasileiro o qual acusamos de omissão aos direitos de nossos povos, pedimos ainda que a organização das nações unidas por parte da secretaria de direitos humanos cobre esclarecimentos imediato e coloque o governo sobre alerta por maltratar o seu povo.
Por fim queremos dizer que a floresta é a nossa vida e o mundo precisa dela pra viver a força da humanidade esta nas raízes das grandes arvores a essência da vida esta nas nascentes das águas, a cura da humanidade esta nas pequenas ervas de poderes que nos conhecemos e podemos ajudar o mundo a se curar, queremos viver em paz ver nossos filhos nascer e crescer vivendo dignamente para isso necessitamos ter nossos territórios devolvidos através das demarcações e protegidos pelas seguranças deste pais e queremos transmitir o nosso conhecimento ao mundo para que passamos ter paz nesta terra.  
  POVOS E ORGANIZAÇÕES INDÍGENAS DO ESTADO DO ACRE, NOROESTE DE RONDONIA e SUL DO AMAZONAS.  
ORGANIZAÇÕES:
01- ORGANIZAÇÃO DOS POVOS INDIGENAS DO RIO JURUÁ- OPIRJ
02-ORGANIZAÇÃO DOS POVOS INDIGENAS DE TARAUACA-OPITA
03-ORGANIZAÇÃO DOS POVOS INDIGENAS DO RIO ENVIRA-OPIRE
04- CORDENAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES INDIGENAS DA AMAZONIA BRASILEIRA-COIAB
05 - ORGANIZAÇÕA DOS PROFESORIS INDIGENAS DO ACRE-OPIAC
06-ASSOCIAÇÃO DO MOVIMENTO DOS ARGENTES AGROFLORESTAIS INDIGENAS DO ACRE-AMAIAC
07-ASSOCIAÇÃO SOCIO CULTURAL E AMBIENTAL KUNTAMANÃ-ASCAK
08-ASSOCIAÇÃO SOCIO CULTURAL YAWANAWA-ASCY
09-FEDERAÇÃO DO POVO HUNI KUI DO ACRE-FEPHAC
10-ORGANIZAÇÃO DO POVO INDIGENA APURINÃ E JAMAMADI DE BOCA DO ACRE AMAZONAS-OPIAJABAM

POVOS INDIGENAS:
01 YAWANAWA
02- KUNTANAWA
03 HUNI KUI
04- NUKINI
05-JAMINAWA
06-APOLIMA ARARA
07- PUYANAWA
08-AYSHANINKA
09-NAWA
10-APURINÃ
11-JAMAMADI
12-MANCHINERI
13-SHAWÃDAWA
14-KAXARARI
15- SHANENAWA
16 –MADJÁ
17 – JAMINAWA ARARA
18 - KATUKINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário