quinta-feira, 22 de agosto de 2013

CARTA DOS POVOS INDÍGENAS À REDE GLOBO

Nós, povos indígenas de diversas etnias no Brasil, queremos mostrar nossa indignação pela possibilidade da Rede Globo de Televisão ganhar o prêmio Emmy Internacional de Jornalismo devido ao Programa Globo Repórter, sobre o grupo indígena Enawene Nawe.

A Rede Globo tem historicamente, através de seus jornais e outros programas, desrespeitado a cultura indígena, publicando informações falsas que estereotipam os povos indígenas e criminalizam a luta dos índios por suas terras.

A Rede Globo de NENHUMA FORMA desempenha um papel de conscientização da população brasileira sobre os povos indígenas, suacultura e valor. Pelo contrário, como a rede de televisão mais assistida do Brasil tem, no decorrer de décadas, desfavorecido a educação do povo brasileiro sobre os povos indígenas, desconsiderando a importância e o lugar de direito dos povos indígenas na história e no espaço FÍSICO desse país.

A Globo filma os índios, fala de nossa cultura, faz suas belas imagens. Mas, no decorrer dos anos, ela só ajudou a disseminar discriminação e preconceito contra nosso povo. Nós que lutamos todos os dias para termos condições dignas de vida, termos uma terra para viver, direito à saúde e educação, sofremos com o preconceito que a Rede Globo e outros órgãos da imprensa, que não têm compromisso com ética e verdade, plantam na cabeça dos brasileiros.

A Rede Globo ignora que a cultura indígena é uma cultura VIVA, que tem sua própria VOZ e seus DIREITOS, trata os povos indígenas como um problema social, vinculando a nossa luta pela terra, saúde e educação à criminalidade.

Premiar um programa da Rede Globo sobre os índios é um desrespeito com a cultura e luta indígena. É a legitimação de um jornalismo que, tem durante muitos anos, prestado um DESFAVOR À JUSTIÇA, IGUALDADE e RESPEITO ÀS CULTURAS NATIVAS DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA. É um desrespeito aos nossos líderes e ao nossos parentes que lutam e lutaram por nossa causa e que, muitas vezes, dão sua vida para garantir a conquista de nossas terras, enquanto a mídia e, principalmente, a Globo nos criminaliza, nos aponta como invasores e ladrões, quando estamos apenas exigindo o que é o nosso direito pela Constituição – a terra dos nossos antepassados para vivermos.

É um desrespeito aos trabalhos jornalísticos de qualidade que trataram os povos indígenas de forma respeitosa e verdadeira. Por fim, é premiar e legitimar a MENTIRA e o PRECONCEITO que a Rede Globo tem perpetuado no decorrer de décadas sobre os povos indígenas.

Se as organizações nacionais desejam incentivar trabalhos de qualidade, que obriguem a Globo a se redimir perante os povos indígenas pelos anos de injustiça e discriminação, abrindo um espaço para que os indígenas façam o seu programa e expressem a sua própria voz.
Publicado originalmente em: http://www.indiosonline.net/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário