terça-feira, 23 de setembro de 2014

INVASÃO À SEDE REGIONAL DO CIMI AMAZÔNIA OCIDENTAL

Computador da contabilidade - Foto Rosenilda Padilha
A sede Regional do Conselho Indigenista Missionário - CIMI, foi invadida na madrugada de segunda-feira. Os bandidos arrancaram grades e forros do teto para terem acesso ao que queriam De todos os equipamentos existentes na sede nenhum foi levado, exceto um HD externo no qual realizamos o bekup da contabilidade.

Grade do Banheiro
Os bandidos sabiam o que queria porque, segundo a própria perícia realizada no local, todos utilizavam luvas e foram direto às sala da contabilidade e da coordenação. Reviraram arquivos, cortaram os fios de conexão dos computadores e espalharam objetos. 

O que procuravam tinha um imenso valor para eles, pois, para conseguirem seu intento tiveram que arrombar duas grades e ainda o forro do teto, além de terem que vasculhar tudo atrás do HD além de, provavelmente terem que checar os dois PC, o da coordenação e o da contabilidade. Se repararem na imagem da grade do banheiro, uma das que foram arrombadas, verão que se trata na verdade de duas grades. Uma interna e outra externa, o que demonstra  que a intenção de pegar o que buscavam era realmente grande, questão de vida ou morte para os bandidos.

Grade da janela da Cozinha - Foto Rosenilda Padilha
Nós do Conselho Indigenista Missionário - CIMI, regional Amazônia Ocidental, entendemos que nosso trabalho mexe com interesses poderosos capazes de tudo para continuarem a espoliação dos territórios e subjugando povos e comunidades. Entretanto, denunciamos e repudiamos toda e qualquer forma de violência, seja contra os povos indígenas e trabalhadoras e trabalhadores das comunidades, seja seus apoiadores e aliados, como é o caso do CIMI.

Todo o sistema de comunicação  danificado
Denunciamos ainda que por diversas vezes nossos agentes sofreram e vem sofrendo ameaças e intimidações. Lembramos também os diversos arrombamentos ocorridos na sede da Comissão Pastoral da Terra e que ainda permanecem sem a devida explicação ou punição de um único responsável que seja. A continuar dessa forma seguiremos assistindo o assassinato de líderes indígenas, trabalhadoras e trabalhadores rurais, como se não houvesse qualquer vestígio de autoridade e lei. A pergunta é: até quando?

Continuaremos exigindo das autoridades medidas de proteção aos trabalhadores e trabalhadoras, povos e comunidades e aos agentes apoiadores e solidários às causas desses povos e dessa gente sofrida e historicamente roubada, saqueada e espoliada.

De nossa parte a ordem é não recuar e, caso ocorra, que seja apenas para pegar impulso.

Comentário do meu amigo e produtor de vídeos Gerson Neto: "O CIMI do Acre é um dos grupos com quem tive mais alegria ao trabalhar. Gente que realmente dedica sua vida a servir com lealdade os povos indígenas. E isso contraria muita gente poderosa, que quer as terras e as riquezas para eles. Deus ilumine com coragem e força aos missionários do CIMI."

MUITA SOLIDARIEDADE PARA CONOSCO:

"Lindomar,,

Obrigada pela partilha da informação. Profecias incomodam! Muito claro isso nesta ação. Nossa solidariedade e apoio."

Abs

Romi - CONIC

"Lindomar, guerreiros e guerreiras do CIMI AO

Sabemos bem o que é isso! A CPT Acre se solidariza com vcs e vem dizer que conte conosco. Não podemos recuar! Temos que cobrar do estado uma investigação séria e punição desses criminosos.
Enfim, estamos a disposição e contem conosco.
Paz irmãos! Paz irmãs!
Darlene"

pela CPT AC

Aos companheir@s do CIMI AO

Toda nossa solidariedade e muito Axé neste momento de perseguição. Ao mesmo tempo o nosso repúdio e indignação a mais este ato de intimidação e covardia. 

Para responder a esta tentativa de amedrontamento nada melhor que ampliar e fortalecer a nossa ação junto as comunidades indígenas tão esbulhadas de seus direitos e dizer a eles: DIGA AO POVO QUE AVANCE!

Direto daqui da Bahia, onde o povo Tupinambá se prepara para a sua caminhada dos Mártires que acontece domingo (28/08) celebrando a Resistência dos Povos Indígenas. 

Haroldo - Cimi Leste

Olá Lindomar, 

Gostaria aqui de prestar minha solidariedade para com o CIMI AO, e principalmente com você e em especial Rose, pois para ela foi um susto muito grande. O que pedir nesse momento aos Deuses e Deusas? Que todos vcs tenham ainda mais força, pois sei o quanto são guerreiros. 
Abraços Fraternos, 
 Guarnecendo sempre na luta!

 Ana Patrícia Ferreira

Linguista do COMIN-Assessoria Acre Sul do Amazonas

Obrigado a todas e todos pelas manifestações de solidariedade. Não as publiquei todas aqui, mas seguem guardadas em nossos corações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário