quinta-feira, 30 de julho de 2015

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO LÍDER INDÍGENA TXATE ASHANINKA

 
Txate Ashaninca com Rose Padilha em viagem pelo Alto Envira
O Conselho Indigenista Missionário – CIMI, Regional Amazônia Ocidental, vem, por meio desta nota pública, externar seu profundo pesar pelo falecimento do lider indígena Txate Ashaninka, do povo Ashaninka, aldeia Kokaçu, Terra Indígena Ashaninka e isolados do Envira, Alto Rio Envira Município de feijo.

Txate era respeitadíssimo como líder e como pajé e ativo na defesa dos isolados do Envira. Seu falecimento se deu em decorrência de uma gravíssima hepatite e após permanecer por um mês internado no hospital do Juruá, cidade de Cruzeiro do Sul onde faleceu nesta madrugada (30/07/2015)

Sabendo da gravidade de seu estado de saúde, Txate solicitou à SESAI – Secretaria Especial de Saúde Indígena, que fosse transferido para sua aldeia afim de passar seus últimos momentos junto a seu povo. Seu pedido, entretanto, não foi atendido e, lamentavelmente seu corpo deverá ser sepultado na cidade de Cruzeiro do Sul, contrariando a tradicionalidade e o desejo do povo Ashaninka e de familiares.

Compartilhamos com os Ashaninka do Envira nossos sentimentos de dor por tamanha perda e esperamos que os espíritos sigam conspirando em favor do povo Ashaninka do Envira e que a  luta de Txate continue nas gerações atuais e futuras!

Rio Branco, 30 de julho de 2015

Rosenilda Nunes Padilha

Coordenadora Regional

Um comentário:

  1. Nossa! Lamentável perda! Era uma pessoa que realmente lutou muito para a melhoria de seu povo! Acompanhei de perto a sua luta e sem poder faze NADA!! EVOLTANTE e lamentável perda!

    ResponderExcluir