segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Esverdeando a farra

Foto capturada na internet
"Além de Leonildo (Leonildo Rosas porta-voz do governador), farão o tal curso, na companhia do governador,  a secretária de Turismo, Raquel Moreira e a diretora do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Magaly da Fonseca e Silva. Na lista seleta consta, ainda, o economista e analista de conservação do WWF-Brasil, Alberto Tavares Pereira Junior, que foi homenageado pelo governo do estado do Acre com o recebimento da Ordem da Estrela do Acre. A homenagem é prestada a personalidades que “de alguma forma contribuíram com o desenvolvimento do Acre e se dedicaram a causas nobres”. A verba utilizada para pagar passagens e diárias é parte de um financiamento de um banco alemão para a redução da emissão de gases de efeito estufa. E deveria ser aplicado em atividade par reduzir essas emissões."

Matéria publicada em Veja Política confirma que a "farra" que o governador do Acre com sua comitiva estão fazendo nos Estados Unidos foi sim financiada com recursos destinados a redução de emissão de gazes de efeito estufa. Isso vem a calhar com o discurso esverdeante do governo do Acre mas, que na verdade esverdeia apenas as cinzas da destruição com falsas soluções como os mecanismos de REDD. Confira a matéria aqui.

Segundo o que informou o próprio governo do Acre, os recursos destinados ao SISA - Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais, foram utilizados e justificados porque se trataria, a viagem, de "intercâmbio de experiências para implantação do SISA" e ainda "intercâmbio sobre REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal ou, em inglês, Reducing Emissions from Deforestation and Forest Degradation), e serviços ambientais por meio do contrato REM - SEMA/FEF/IMC (Instituto de Mudanças Climáticas) de nº 005/2015 e financiamento do governo Alemão por meio do banco KFW.

Impressiona muito o valor das diárias internacionais pagas. Pasmem! 10,000,00 (dez mil reais por dia) para cada assessor da comitiva. 


O Processo de "esverdeamento" na verdade quer esconder o plano quase macabro de financeirização.da natureza.o que tem sido denunciado insistentemente aqui neste blog. Plano que fere de morte os interesses dos povos indígenas e comunidades tradicionais porque visa, entre outras coisas, apropriação por parte do capital dos bens comuns e vitais a existência desses povos. Isso basicamente por meio de violações de direitos, por exemplo o direito ao  usufruto exclusivo, no caso específico de mecanismos de REDD e PSA ou violações menos sutis como a exploração de petróleo e gás, atingindo diretamente estes territórios .

Se consultarem alguns relatórios do GT indígena no SISA, desde 2012, que aliás não estão mais disponíveis no site do IMC, verão que ali está evidenciado que os indígenas nunca tiveram interesse em participar deste GT. Aliás, fica também evidenciado que o governo do Acre apenas queria e quer se blindar de críticas quando propôs o tal GT indígena. Na prática os povos indígenas seguem sendo alijados do processo e das discursões em torno dos programas de REDD e PSA que os afetam diretamente. Tudo é feito sem as devidas e previstas por lei, consultas prévias, livres e informadas.

Esperamos, isto sim, que o governo do Acre tome providências em relação às denúncias feitas no relatório DHESCA e que as prestações de conta referentes aos recursos destinados às comunidades indígenas e comunidades locais afetadas, sejam apresentas  pelo próprio governo do Acre. a estas comunidades

Aliás, sobre a exploração de gás e petróleo veja o que disse o próprio Leonildo Rosas em sua coluna no Jornal Página 20 clicando aqui.

O abandono dos povos indígenas no Acre igualmente tem sido denunciado e faz parte deste processo de "esverdeamento" das cinzas. Ora, se não há recurso para investir nas comunidades ribeirinhas, tradicionais e indígenas, como há dinheiro para uma farra destas nos Estados Unidos? Lembro-me de um ótimo texto do professor Elder de Paula, publicado também aqui neste blog, em resposta às acusações do governo do estado do Acre ao Cimi. o Título do texto é justamente este: "Quem deve explicações é o governo do Acre"

Pois bem, reiteramos o título do texto do professor Elder e dizemos em bom som:

QUEM DEVE EXPLICAÇÕES É O GOVERNO DO ACRE !

2 comentários:

  1. Parabéns Lindomar! O pior é que ha nenhuma transparência sobre o uso destes recursos que o governo ganha para implementar sua "Economia Verde". Apenas através de "furos" como este do site Veja Política que podemos ter uma idéia. Muito triste...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e É por isso, meu caro Michael, que julgo ser importante manter este blog como canal para divulgar e ampliar o núnero de pessoas que precisam saber a verdade sobre a "!economia verde", o que chamamos também de financeirização da natureza.

      Lindomar Padilha

      Excluir