quarta-feira, 19 de julho de 2017

Indígenas fazem relação entre REDD, petróleo e mineração, tudo falsas soluções e parte da mesma farsa


Na segunda feira última, dia 17 de julho, o governo do Acre, suas secretarias ligas ao meio ambiente, suas ONGs (Organizações Neogovernamentais) e representantes do Banco KFW da Alemanha, realizaram um seminário para "avaliar" a primeira etapa do programa REM ( REDD Early Movers) - REDD ( Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal)  no Acre e anunciar o repasse de mais 28 milhões de EUROS para a segunda etapa.

Segundo o Governador do Acre, Tião Viana, do PT,  os povos indígenas receberam na primeira etapa o montante de 50 milhões de reais de um total de 100 milhões. A pergunta que ele não respondeu foi quais povos indígenas receberam este montante. Aliás, no que chamaram de avaliação da primeira etapa, viu-se mais propaganda das falsas soluções que avaliação propriamente dita. Como fazem avaliação sem que permitam o contraditório?

Neste vídeo os povos indígenas deixam claro que desconhecem esses valores e que não receberam nada e sequer foram consultados. Prova de que há muito de não dito nesta história. Há muito de farsa nessas falsas soluções. Alguém acredita mesmo que banco algum possa "doar" dinheiro, ainda mais nesse valor? Na verdade, amigas e amigos, o governo do Acre hipotecou os territórios indígenas e de comunidades tradicionais como parte da mercantilização e financeirização da natureza. Ao final, como sempre, estes povos pagarão a conta.

Não bastasse a hipoteca do a Alemanha segue firme para hipotecar também as terras no Mato Grosso e, como sempre, se apresentará como santos protetores do meio ambiente e preocupados com a vida dos povos que lá vivem. Lá como cá encontrarão sempre ONGs dispostas a vender a alma para conseguir recursos, ainda que sejam recursos manchados de sangue, e governos e políticos dispostos a vender até suas genitoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário