domingo, 23 de setembro de 2018

DESENVOLVIMENTO NA AMAZÔNIA: a farsa fascinante, a tragédia facínora.


FACÍNORA: indivíduo que executa um crime com crueldade ou perversidade acentuada. Diz o dicionário.

Carnaval de mau gosto, esse em que o imperialismo busca vestir-se de verde e confundir-se entre os populares...

(...)

A crise que hoje assombra a Europa e os EUA (e o mundo) bem mostra que os senhores do dinheiro preferem sacrificar nações inteiras a abrir mão do lucro. Nada indica que a natureza, mesmo sob o desenvolvimento dito "sustentável", receberia tratamento diferenciado.

Muitos são os que têm alertado para a imprevisibilidade da crise em curso. O capitalismo parece realmente ferido de morte. Mas ameaça levar-nos a todos de roldão. Esse momento deve ser aproveitado não "para avançar na construção do desenvolvimento sustentável", mas para buscar alternativas civilizacionais ao sistema vigente. Nesse sentido, é imperativo is para além do "desenvolvimento sustentável". Ou, para dizer com Isttván Mészáros, é preciso ie "para além do capital".

Israel Pereira de Souza

Meu comentário: Tenho a honra de publicar aqui este chamamento para que todos leiam a obra de Israel Pereira de Souza, especialmente este livro, o último que ele brilhantemente escreveu. Uma leitura analítica crua e real da farsa da sustentabilidade. Agradeço as palavras de agradecimento a mim dirigidas, também dirigidas a honrosas pessoas como Osmarino Amâncio, Dercy Teles, Elder Andrade. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário