quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Nota do Cimi Regional AO sobre as apreensões de cartões de beneficio de indígenas

 

NOTA PÚBLICA

 

            O Conselho Indigenista Missionário- CIMI, Regional Amazônia Ocidental, órgão vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, vem a público manifestar irrestrito apoio às recentes ações do Ministério Público Federal, Polícia Federal, Ministério Público Estadual e Polícia Civil, no sentido de fazer cessar a prática criminosa e recorrente de retenção dos cartões de benefícios de indígenas por terceiros, notadamente comerciantes e mesmo políticos, como o caso da vereadora do município de Feijó recentemente presa.

            A prática de retenção dos cartões remete ainda ao tempo dos barracões, na política de aviamento. Tanto é assim, que os indígenas denominam os criminosos que se apropriam de seus cartões de “patrões”.  Patões aos quais sempre estão devendo. Além da dívida impagável, são obrigados a seguir comprando no comércio do patrão e, não raras vezes, são obrigados a aceitarem mercadorias inclusive com prazo de validade expirado.

            Resulta ainda dessa prática criminosa, o aumento do preconceito contra os indígenas, já que não tendo dinheiro para a compra de mercadorias e combustíveis para o retorno às aldeias, são obrigados a permanecerem por mais tempo nas cidades e em condições absolutamente desumanas. Várias vezes alguns desses indígenas se veem na obrigação de buscar restos de comida nos lixões das cidades, despertando ainda mais a ira dos preconceituosos que se recusam a enxergar e reconhecer que, se os indígenas estão naquelas situações é justamente porque os patrões retiveram seus cartões de benefício.

            Nos custa muito ver crianças desnutridas e mesmo levadas a óbito em decorrência dessa prática criminosa. Observamos ainda o aumento da violência contra estes povos e também o aumento dos casos de suicídio, tudo agravado por essa prática comum, mas criminosa.

            Há muitos anos o Cimi vem denunciando essas práticas nas diversas cidades do Acre e Sul do Amazonas, contudo as respostas sempre foram tímidas. Esperamos que dessa vez seja para valer e que ações como a realizada recentemente em Feijó se repitam em todos os municípios para que, se não cessar, pelo menos venha a inibir a ação desses criminosos.

 

Rio Branco, 09 de agosto de 2022.

Dia Internacional dos Povos Indígenas

 

CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO – CIMI

REGIONAL AMAZÔNIA OCIDENTAL

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário