domingo, 7 de junho de 2015

CIMI, Regional Amazônia Ocidental, celebra 40 anos de luta na defesa dos povos indígenas e elege nova coordenação

REGIONAL AMAZÔNIA OCIDENTAL

Fundado em 1972 o CIMI - Conselho Indigenista Missionário, se estrutura definitivamente na Amazônia Ocidental em 1975, sendo a primeira organização indigenista a se estabelecer na região. Desde o início a sede do CIMI Regional Amazônia Ocidental esteve localizada em Rio Branco, capital do Estado do Acre, mas com atuação em diversas equipes distribuídas por todo o Estado do Acre, Sul do Estado do Amazonas e Noroeste do Estado de Rondônia.
Rememorando toda esta trajetória de 40 anos, desde a saudosa Droti, primeira coordenadora do Regional, até os dias atuais, deparamo-nos com uma história de lutas intransigentes e radicais na defesa da vida e dos direitos dos povos indígenas, assumindo claramente o lado dos mais fracos, empobrecidos e espoliados, vítimas de um sistema colonizador, saqueador e excludente. 
Desde o início a luta na defesa dos territórios, como flecha, aponta o caminho a ser construído e, com os povos indígenas, construímos trincheiras e blocos de resistência.
Fabrício Apolima-Arara, subindo o Amônia

O Regional Amazônia Ocidental do Cimi celebrou seus 40 anos de forma discreta mas com o mesmo empenho dos primeiros anos e reafirmou seu compromisso com a vida e os direitos dos povos indígenas. Não é razoável aceitar que em uma região como a Amazônia Ocidental (Acre e sul do Estado do Amazonas) hajam ainda tantas terras indígenas  por serem regularizadas e, ainda assim, afirmar que vivemos no "tempo dos direitos".

Nova coordenação

Lindomar, Iva, Rose, Sandra, Cleber e Rodrigo
A nova coordenação, Rose, Sandra e Iva, terão inúmeros desafios pela frente e o primeiro deles é seguir avançando no combate intransigente aos megalos projetos e toda forma de financeirização da natureza. Neste sentido, a nova coordenação eleita, reafirmou seu compromisso e garantia de seguir denunciando esses projetos que visam a continuidade do processo de espoliação dos territórios e dando um NÃO rotundo ao PSA, nos moldes de REDD e outros.

Desejamos à nova coordenação força e muita disposição para enfrentar os inúmeros desafios.

Nova coordenação Cimi AO
Uma das místicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário