sábado, 24 de outubro de 2015

Durante interdição da BR 364, em Rio Branco, AC, em protesto contra a PEC 215, indígenas repudiam também a exploração de petróleo e gás

Foto Rosenilda Padilha
A grande imprensa tentou esconder e negar que os cerca de 200 indígenas de 18 etnias, reunidos para a conferência Nacional de Política Indigenista, etapa regional, ocorrida nos dias 22 a 24 de outubro, em Rio Branco, AC, além de exigirem o arquivamento definitivo da PEC 215, também exigiram outras coisas como por exemplo a não exploração de petróleo e gás, projeto defendido pelo atual governador do Estado, Tião Viana (PT).

Além da imprensa negar e esconder aspectos importantes da manifestação, a tropa de choque entrou em ação para impedir que o tema do petróleo fosse pautado pelos indígenas. Mesmo com todo esforço não obtiveram sucesso porque os indígenas repudiaram a exploração de petróleo e gás não só em terras indígenas, mas também no entorno dessas terras.

No Acre a questão da exploração de petróleo e gás, incluindo a utilização da técnica de fraturamento hidráulico, conhecido por fracking, é bastante grave porque tem sido apresentada como sendo a remissão da miséria e a saída econômica. Entretanto, os defensores da exploração não tem a ombridade de dizerem a verdade sobre os gravíssimos impactos ambientais, culturais e sociais. Tanto mentem como tentam a todo custo impedir que a população tenha acesso às informações. Chegam mesmo a enviar "assessores" para eventos como a Conferência Nacional de Politica Indigenista com o intuito de não permitir que qualquer menção seja feita ao tema em documentos que possam vir a se tornarem públicos.

Já a denúncia da destruição da floresta através do que o governo chama de plano de manejo madereiro "sustentável" fica evidente nas fotos a seguir. Portanto, dizer que os povos indígenas "apenas" questionaram e denunciaram a PEC 215, é querem tapar o sol com peneira e fazer o jogo sujo do poder econômico. O Acre é na verdade um exemplo a não ser seguido quando se trata de cuidados com com o ambiente e com as populações tradicionais.

Parabéns aos indígenas que não se curvam ao poder econômico e não se furtam em denunciar tudo que ameaça a vida.


Foto Rosenilda Padilha
Foto Rosenilda Padilha


Nenhum comentário:

Postar um comentário