sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

NOTA SOBRE A CITAÇÃO INDEVIDA DO CIMI EM EVENTO OFICIAL EM XAPURI

Conselho Indigenista Missionário - CIMI


O Conselho Indigenista Missionário – Cimi, Regional Amazônia Ocidental vem a público se manifestar contra a citação indevida do nome da entidade como se apoiasse e participasse de evento oficial promovido pelo governo do Acre em alusão aos 30 anos do assassinato do líder seringueiro Chico Mendes.

O Cimi não foi consultado e repudia o fato ter o seu nome vinculado a tal evento. Ao contrário, o Cimi reitera seu compromisso com os povos indígenas e seringueiros e rejeita toda e qualquer iniciativa que vise promover, incentivar e propagandear projetos que afetam negativamente estes povos e comunidades, como o caso dos projetos de REDD+ e PSA, base do chamado capitalismo verde que resulta na Financeirização da natureza e levam os povos e comunidades à perda da autonomia sobre seus territórios.

O Cimi participará na verdade em evento que, ao contrário do evento oficial, denuncia a Financeirização, a cooptação de lideranças e toda sorte de violência e ataques contra aquelas e aqueles que não admitem a espoliação dos territórios.

Conclamamos a todas e todos a participarem do evento TRINTA ANOS PÓS-ASSASSINATO DE CHICO MENTES E DESTRUIÇÃO OCULTA DAS FLORESTAS E VIDAS NO ACRE, de 14 a 16 de dezembro em Xapuri, Acre. Evento este que denunciará as violações e violências praticadas contra pessoas, povos e florestas pelo chamado capitalismo verde.


Rio Branco, 06 de dezembro de 2018.


Conselho Indigenista Missionário - Cimi



Removi a lista das organizações que receberam recursos públicos para evitar o uso indevido e conflitos desnecessários, mas trata-se de documento público. Quem desejar pode acessar a página oficial do Fundo Amazônia elá encontrará as informações.

Acesse aqui


2 comentários: