quinta-feira, 19 de março de 2015

Yawanawa exigem transparência da empresa AVEDA e dizem não estar informados sobre o projeto de REDD

"AVEDA" Mencionada pelos Yawanawa é uma empresa que pretende aplicar o Projeto de REDD+ nas terras do povo Yawanawa,  sob alegação de que os apoiará no que estão chamando de "plano de vida do povo Yawanawa. Entretanto, os Yawanawa suspeitam da verdadeira intenção da empresa e alegam que não estão sendo devidamente informados sobre o projeto de REDD e denunciam que apenas algumas pessoas da comunidade se beneficiariam. (observação do blog)

INSTITUTO YAWA
INSTITUTO SÓCIO AMBIENTAL E CULTURAL YAWA
Aldeia Yawarany, Terra Indígena Rio Gregório, S/N Zona Rural, CEP: 69.970-970 Tarauacá-Ac,
Tel: (68) 9988.7423/ 9906.5924
Email – TinstitutoYawa@bol.com.br
Dia 17/03/2015
Nós Povo indígena Yawanawa habitantes da aldeia Yawarany, Terra indígena Rio Gregório, município de Tarauacá-Ac, vimos através do Instituto Yawa – Instituto Sócio Ambiental e Cultural Yawa, organização indígena representativa do povo Yawanawa da aldeia Yawarany, no exercício de cidadania, em defesa dos direitos constitucionais dos povos indígenas, em consonância ao Art. 232 da constituição Federal, (que diz, os índios suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o Ministério Público em todos os atos do processo), vem por meio deste, comunicar a empresa AVEDA e parceiros pretensos financiadores do Projeto PLANO DE VIDA DO POVO YAWANAWA, entendendo o assunto ser muito serio, o qual precisa ser discutido de maneira sincero, claras e transparente com o povo Yawanawa, o qual deve ser explicando sobre os riscos e benefícios, vantagens e desvantagens, bem como a repartição dos benefícios forma de acesso aos recursos, e por quem será feito a gestão e execução dos recursos do Plano de Vida. 
Nós temos uma grande preocupações a exemplo do que aconteceu com nós povo yawanawa, principalmente as famílias que foram atingida pela alagação do Rio Gregório, ocorrida no período do dia 19/11/2014. Nosso nome foi usado para realização de duas (02) campanha de arrecadação financeiros, materiais e sextas básicas em beneficio das famílias alagadas. Porem as famílias yawanawa atingidas diretamente estes não foram beneficiadas de maneira correta como deveria ser feito. 
Não sabemos quanto foi arrecadados e como foi gastos os recursos financeiro da campanha, o que precisa ser investigados. 
Até hoje as famílias yawanawa que foram atingidas pela alagação, encontram-se na aldeia em situações precárias com bastantes dificuldades para ressarcir os prejuízo, onde tanto dinheiro foi arrecadados em seus nomes. 
É de conhecimento de todo o povo yawanawa, que pessoas se beneficiaram tiraram proveito encima das desgraça e sofrimento das famílias atingidas pela alagação. 
Diante do expostos, nós povo Yawanawa da aldeia Yawarany, através do instituto Yawa, propomos ou sugerimos que sejam feito de maneira claras e transparente a prestação de conta dos recursos financeiros arrecadados em prol dos povos indígenas yawanawa atingidas pela alagação. Somente após a prestação de contas a nós povo yawanawa pelas pessoas responsáveis da campanha de arrecadação financeira que daremos a continuidade da discussão sobre o Projeto Plano de Vida do povo Yawa.

Instituto Yawa - A voz da queixada
Diretor Presidente do Instituto Yawa


Para ajudar a entender o que está acontecendo, publico a seguir um texto da Sra. Alice Korngold sobre a relação da Aveda com os Yawanawa. Leia a versão original, em inglês AQUI

Tradução Google

Aveda e os Yawanawá: CHEFE CSR PARA CHEFE

POR ALICE Korngold


"Aveda eo povo Yawanawa têm trabalhado juntos durante 17 anos. Apesar de ter havido desafios em se comunicar e compreender o outro, com um sendo uma grande empresa eo outro uma comunidade de base nas profundezas da Amazônia, estamos a trabalhar para o mesmo objetivo , que é a de proteger o meio ambiente para o mundo. " Isto é o que Chief Tashka Yawanawa me explicou esta tarde por telefone via satélite. Chief Tashka lidera o Yawanawa, os indígenas que vivem no Acre, na parte ocidental longe do Brasil.

Segundo Tashka, Aveda tem ajudado a mais do que o dobro do tamanho dos direitos à terra do Yawanawa para 178 mil hectares (687 milhas quadradas), e tem prestado um apoio para proteger a terra. Sem os esforços da Aveda, Tashka explicou, "nós não teríamos um futuro." Juntamente com a Aveda, "nós trabalhamos em harmonia, nós temos a nossa saúde, a nossa terra, a nossa identidade e nosso futuro."

A aldeia global também se beneficia. Com a terra Yawanawa na floresta amazônica que agora está protegido com a ajuda de Aveda, 30 milhões de toneladas de carbono não será liberado. Além de seu trabalho no Acre, e que reflecte a sua abordagem global mais amplo, Aveda é a primeira empresa a endossar e assinar os Princípios Ceres (Coalizão para Economias Ambientalmente Responsáveis), um código de conduta corporativa ambiental.

Qual é o valor a Aveda? Em uma entrevista privada com Dominique Conseil, o presidente, durante a Conferência Economist em Cidadania Corporativa 2010, Conseil me explicou que Aveda vê o mundo natural como fonte para as matérias-primas para a saúde e produtos de beleza Aveda que produz e utiliza ", como Desde que somos mordomos responsáveis ​​dos nossos recursos naturais limitados. " Na Amazônia, por exemplo, o pigmento urukum colhida pelo Yawanawa de urukum árvores fornece a cor rica e ressonante que Aveda usa para make-up, shampoos, condicionadores e produtos de styling. Além disso, a embalagem para a Aveda Yuruku Bronzer é adornada com símbolos usados ​​na Yawanawan cerimônias pintura de rosto. Os símbolos representam sabedoria e cura (o diamante), coragem e força (a seta) e sustento da vida (o peixe).

A fim de cumprir os seus compromissos para outras comunidades globais a partir do qual Aveda Fontes ingredientes, os sócios da empresa com uma variedade de ONGs que têm conhecimento, bem como as relações de base. Uma tal parceria é com o Fundo Global de Greengrants. "Com os recursos da venda da Aveda de acender as velas Way durante o mês da Terra (mais de um milhão de dólares em 2009), nós conceder subvenções a grupos de justiça social e econômica em todo o mundo em desenvolvimento através de uma rede de consultores de ativistas", explicou Terry Odendahl, Presidente, em uma entrevista particular comigo. Além disso, Odendahl disse: "Aveda estabelecido um doador aconselhou fundo para dar a volta à comunidades onde a empresa Fontes seus ingredientes."

No processo de obtenção de direitos de terra para a Yawanawa, Conseil e seu conselheiro especial sobre os recursos naturais, David Hircock, também ajudou a fornecer Tashka com uma plataforma na ONU e uma introdução para o príncipe Charles. O desejo de Tashka é que a parceria com a Aveda será um modelo para outras empresas.

Imaginando que esta parceria teve seus desafios e as "lições aprendidas", perguntei Tashka e Hircock sobre isso. Eles apontaram que o processo é lento e exige paciência. Por exemplo, o Yawanawa tomar todas as decisões por consenso, de modo que quando se encontra com Tashka Conseil para planejar, ele deve sempre verificar novamente com o Yawanawa para a sua entrada. Além disso, o Yawanawa pode levar dias para tratar de uma questão e chegar a uma decisão antes Tashka possa voltar ao Conseil. Hircock disse: "Estamos a aprender uns com os outros", e Tashka concordou.

Faça o Yawanawa as pessoas confiam Aveda, perguntei. Tashka respondeu que seu povo entender que essa relação acaba por beneficiar deles e da comunidade. Mais importante Tashka explicou que Aveda respeite que esta é uma comunidade tribal, e reconhece quando certas decisões devem ser tomadas pelo Yawanawa entre si. "Nós não interferir", disse Hircock. "Nós deixamos a comunidade decidir. Este é um relacionamento de longo prazo."


E o que acontece se há desafios no futuro, eu perguntei Tashka. "Então vamos falar, Chefe de Chief", respondeu Tashka, referindo-se Conseil.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O direito ao contraditório será sempre exercido por mim e por este blog, meu caro Tashka. Em qualquer situação, que prevaleça o direito à vida e autodeterminação do povo Yawanawa, bem como dos demais povos indígenas. Desejo muito sucesso aos Yawanawa.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Tarauacá – Ac –Brasil, 22 de Março de 2015

    A quem possa interessar,
    que as organizações Yawanawa, representadas por suas lideranças maior, tiveram uma reunião de entendimento comum no tocante aos assuntos internos da aldeia, que se refere unicamente ao povo Yawanawa. Após uma longa conversa de entendimento comum em torno do Plano de Vida Yawanawa, campanhas, e outros assuntos pertinentes Yawanawa, vem ao publico manifestar seu esclarecimento de entendimento comum entre elas, se manifestar como lideranças maduras, responsáveis e conscientes de suas responsabilidades com seu povo e com sua futura geração, decidem somar-se a luta comum dos Yawanawa em prol do nosso povo.
    Visando a unificação de nossos pensamentos e ideais comum em prol do nosso povo, vimos ao público retirar nossas palavras negativas e ofensivas que foram postadas na internet por momentos de fraqueza, e agora muito mais que antes fortalecer a luta de nosso povo em prol de um mesmo projeto que irá beneficiar nosso povo no tão sonhado, caminho de nossa auto-sustentabilidade.
    Não vamos permitir que nada deste mundo, como: projeto, dinheiro, cargos ou qualquer outros benefícios irão dividir os Yawanawá e tirar-nos de nosso caminho e do pensamento de nossa ancestralidade.
    Reafirmamos aqui nossos compromisso com nosso povo e com nossos parceiros. Qualquer manifestação contrária a este acordo comum, não condiz com a realidade de nosso povo.
    Compactuam e assinam este documento, as lideranças Yawanawá,

    Tashka Yawanawa
    Roque Souza Yawanawa
    Raimundo Sales Yawanawa
    Mariazinha Luiza Yawanawa

    ResponderExcluir