quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Apoie esta carta pública em denuncia à “farsa das doações” das corporações no Brasil!

 


Apoie esta carta pública!
A farsa das doações
no combate à Covid-19 nos setores de plantações
 de monoculturas de árvores, agronegócio, petróleo 
e mineração no Brasil
Convidamos a organizações a assinar esta carta -até o 19 de setembro- para fortalecer a luta e resistência contra os impactos das corporações nos territórios.
 
Assinar a carta
Uma rede de organizações da sociedade civil e de movimentos sociais lança a carta “A farsa das doações no combate à Covid-19 nos setores de plantações de monoculturas de árvores, agronegócio, petróleo e mineração no Brasil”, em que denuncia a falsa solidariedade das empresas no contexto de crise sanitária em que o país está imerso.

A carta expõe ações das empresas que aproveitam o momento de crise com a pandemia de Coronavírus para fortalecer a imagem de suas marcas com doações a populações em situação de vulnerabilidade, ao passo que seguem operando em meio a pandemia expondo os próprios trabalhadores ao risco de contaminação, como ocorre em vários municípios ladeados pelas empresas onde se verificou explosão de casos. A análise feita pelo grupo denuncia que o contexto de crise sanitária e, principalmente, as ações do Governo Federal levam a um fortalecimento das grandes empresas sobre os territórios.

As organizações e os movimentos sociais questionam a campanha de marketing empresarial beneficente veiculada pela rede Globo no jornal Nacional, a chamada “Solidariedade S.A.”, em que cita o caso da CMPC, empresa de produção de celulose no estado do Rio Grande do Sul, que doou 70 milhões de reais, o que representa meros 7% do faturamento líquido de 2019. Denuncia, ainda, ação do Governo Federal que permitiu que as empresas de celulose renegociassem suas dívidas e lhes fosse concedido novos empréstimos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o que representa um ganho financeiro para as empresas que não aparece para a opinião pública. Verbas que, por outro lado, não foram empregadas para auxílio da população em um momento crucial.

A carta ressalta, ainda, o papel desempenhado pelos movimentos sociais e ONGs que — sem receber o mesmo papel de destaque na imprensa — prestam solidariedade a populações carentes das zonas urbana e rural doando alimentos, produtos de consumo não duráveis e material de limpeza com diversos casos em uma rede de apoio construída de Norte a Sul no país.

Leia a carta na íntegra em Português aqui. Disponível também em espanhol e inglês.

Convidamos a organizações a assinar esta carta até o 19 de setembro.
 
Assinar a carta
Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais
Av, General María Paz 1615, escritório 3 
11400 Montevidéu, Uruguai
Tel / Fax: +598 2605 69 43 
Email: wrm@wrm.org.uy
www.wrm.org.uy/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário