terça-feira, 8 de abril de 2014

Lembrando o vídeo: O CHAMADO DO MADEIRA


Publico este vídeo hoje com o intuito de dar, mais uma vez, uma contribuição deste blog ao desmascaramento do que as "autoridades" insistem em chamar de "desastre natural". Sim, meus amigos e amigas, não se trata de desastre natural. Trata-se de irresponsabilidade e crime por parte dos políticos irresponsáveis, autoridades omissas e empresas gananciosas, sempre atrás de lucros abusivos que aumentam a concentração na mesma proporção que empurra a grande maioria para a miséria e, neste caso restou provado, até a morte.

Ontem o governador do Acre decretou estado de calamidade pública. Certo ou tardiamente não é o caso. O caso é que desde 2007 quando os Movimentos Sociais anunciavam a catástrofe, estes mesmos senhores foram para os meios de comunicação para nos atacar e tentar desqualificar nossos argumentos. O próprio Jorge Viana fez vários pronunciamentos e concedeu inúmeras "entrevistas" aos tabloides acreanos (de propriedade do governo) convocando a população e os empresários a apoiarem as obras de construção das hidrelétricas no Rio Madeira. Naquela ocasião se reuniram os mesmos empresários gananciosos, os políticos da Frente Popular do Acre, empreiteiras, engenheiros e uma corja completa com puxa sacos e tudo para defender uma atitude que eles mesmos sabiam, se tratava de um crime contra o povo e contra o ambiente.

Agora vem com essa conversa "prá boi dormir" que tudo não passa de desastre natural. Pior, os senadores e deputados Federais do Acre estão com a mesma cara de pau dizendo solidários ao povo acreano e que cobrarão do governo federal, pasmem, a elevação da BR 364. Mesmo com toda essa tragédia criminosa esses senhores (e senhoras) não admitem cessar com os atentados contra a economia, contra o ambiente e, principalmente, contra a vida de muitos que dependem do Rio Madeira. A ganância e a irresponsabilidade destas supostas autoridades e desses empresários chegou no limite da loucura e do assassínio.

O que temos que exigir é punição para essa gente. Punição para os engenheiros que, de forma criminosa, utilizaram seus conhecimentos e cargos para defender as obras que eles sabiam, eram inseguras e provocariam danos irreparáveis. Esses engenheiros precisam ser devidamente julgados pelo que fizeram. O mesmo deve ser feito em relação às empreiteiras e seus proprietários inescrupulosos que, para obterem lucros estratosféricos não medem esforços, ainda que seja necessário matar uma centena de pessoas para isso e até exterminar povos indígenas inteiros.  Também os políticos e empresários locais (Veja matéria do Pagina 20) que defendiam, e defendem, o projeto sabidamente criminosos, precisam ser punidos e deixar de se apresentarem como os coitadinhos que estão amargando "prejuízos".

Quantos aos políticos da Frente Popular, sugiro que leiam uma entrevista com Jorge Viana que republiquei aqui neste blog e que mostra claramente de que lado o governo do acre e seus políticos (de posição e de oposição) sempre estiveram. Infelizmente nossos políticos só conseguem enxergar o futuro de dois anos, tempo entre uma eleição e outra. Os interesses da população, do ambiente, do Estado e do país são acintosamente menosprezados e jogados na latrina. O que fazem conosco é um verdadeiro deboche que, no caso das hidrelétricas do Rio Madeira, se transformou em ato criminoso.

Não temos mais nada a esperar, senão, que estes senhores (e senhoras) sejam devidamente criminalizados, respondam em cortes apropriadas por estes crimes que cometeram. Quiçá uma corte internacional, já que os crimes também foram cometidos contra população "estrangeira", no caso mais próximo, contra pessoas bolivianas. Portanto, crimes internacionais e contra os povos indígenas, com repercussão mundial. 

Punição a estes CRIMINOSOS!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário