sexta-feira, 4 de abril de 2014

SKY TV também deve ser investigada pela CPI das teles


Imagem de internet
O sistema de TV por assinatura, de propriedade da Sky Brasil Serviços Ltda, uma gigante do setor, também deve ser investigado pela CPI das telecomunicações em andamento na Assembléia Legislativa do Acre. Pesa contra a empresa inúmeras reclamações que vão desde a cobranças indevidas por serviços não solicitados até a recusa no cancelamento de assinaturas e recusa na disponibilização do contrato de prestação de serviços.

O que ocorre com a Sky é resultado de uma legislação que protege de forma descarada os mais importantes meios de comunicação e concessionários que se julgam donos das concessões públicas. Este é o setor, depois dos bancos, o que mais cresce e o que menos dá satisfação aos usuários, seguros que estão face ao protecionismo e a quase sempre relação promíscua com políticos que, não raras vezes, são os mesmos proprietários de empresas beneficiárias das concessões.

Foi fundada em 11 de novembro de 1996, logo após o surgimento da DirecTV, através de uma aliança entre as Organizações Globo, a British Sky Broadcasting, a News Corporation e a Liberty Media International. Em agosto de 2006 a SKY no Brasil foi comprada em 80% pela The DirecTV Group, e os outros 20% pelas Organizações Globo, mantendo a razão social, SKY, no mercado. A operadora é controlada pela The DirecTV Group (93%) e pelas Organizações Globo (7%). Recentemente, a Anatel obrigou as Organizações Globo à vender suas ações na operadora, para a mesma ter o certificado para aGlobosat de programadora independente o que foi descumprido e certificando as produções apenas como produção nacional (informações Wikipédia)

Na verdade, todo o sistema de telecomunicação do Brasil deveria passar por uma ampla investigação já que está em mãos da iniciativa privada e é um dos mais importantes setores de segurança nacional e particular. É temeroso que empresas do setor tenham tanta informação dos clientes sem nenhuma garantia de sigilo. Os usuários do sistema estão totalmente vulneráveis. Muitas vezes essas informações são utilizadas para chantagear e obrigar o usuário a pagar por serviços não solicitados ou contratados.

Além do mais, os aumentos e as mudanças de planos e de grades de programação e outros, são feitos sem nenhuma consulta prévia e sempre no sentido de onerar ainda mais o usuário. Há uma total falta de respeito e gravíssimas violações de privacidade que precisam ser investigadas imediatamente.

Espero sinceramente que a Assembléia Legislativa do Acre leve em frente e a cabo essa CPI e que empresas, como a Sky Brasil Serviços Ltda, sejam devidamente responsabilizadas e condenadas pelos desmandos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário