Uma multidão de 25 mil pessoas ocupou na tarde e início da noite de ontem as principais ruas do centro de Rio Branco. E olha que o movimento contou com o baicote por parte do governo do estado que "desencorajou" os funcionários a participarem sob ameaça de represarias. Também os ônibus não circularam adequadamente, impedindo que milhares de manifestantes, especialmente os que moram nas periferias, de chegarem ao local da manifestação.
Entre elas mereceu destaque os indígenas que, empunhando faixas e cartazes exigiam direito a voz, denunciavam o "roubo" do horário e exigiam o retorno do antigo horário, conforme ficou decidido no referendo. Também denunciavam o REDD como que projeto de extermínio dos povos indígenas.
Ficou bastante claro que os indígenas não querem programas e projetos na linha dos Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). No Acre é muito forte o assédio do governo e de ONGs inescrupulosas sobre os povos indígenas para que aceitem os PSA, principalmente o REDD.
É por isso,e tantas outras agressões que os povos indígenas e a população em geral vem sofrendo, que inúmeros cartazes e faixas denunciavam a Financeirização da natureza, acusavam o governo do estado de corrupto e pediam "fora Tião".
Foi uma manifestação avassaladora. O Acre e seu povo estão de parabéns. Continuem a luta, irmãos!
ResponderExcluirChega de desmandos com o dinheiro e a esperança do cidadão de bem. E lembrem-se: a maior mudança vem nas urnas.
muito bom blog. parabens.
ResponderExcluir