terça-feira, 18 de junho de 2013

O desespero, a decadência e a política da distorção

Israel Souza[1] 
Blog Insurgente Coletivo

            Como afirmamos em texto anterior (Operação G-7: uma leitura política), o governo da FPA está em maus lençóis. Pretendia manter o julgamento do escândalo G-7 no TJ/Ac, que ele controla. Entretanto, o STF decidiu que o órgão local está impedido de julgar qualquer coisa referente ao caso.
 
O desespero
 
Isso representou uma derrota para o governo e seus consortes, pois o caso será julgado na instância federal, onde o governo local não manda praticamente nada. Fosse o julgamento aqui, havia grande chance de apenas os “peixes pequenos” pagarem a conta, salvando-se os “grandes”.
Agora a coisa é bem outra. Fundamentado em investigação da Polícia Federal (PF) e julgado por um órgão federal, dificilmente será possível julgar e condenar os pequenos sem que o mesmo ocorra aos grandes. Em nossa opinião, ou todos são inocentados (o que é praticamente impossível de acontecer, dadas a gravidade das denúncias e a contundência das provas colhidas e a apresentadas pela PF) ou todos são condenados.
Como se pouco fosse, os programas Ruas do Povo e Cidade do povo foram suspensos. Muitos devem lembrar a importância propagandística do Ruas do Povo na campanha de Marcus Alexandre (PT). Onde o programa - ou simplesmente suas promessas - chagava era mais fácil fazer a campanha do candidato governista.
A Operação G-7 veio mostrar que, além da conveniência propagandística que o programa tinha para as forças governistas, havia ainda a promíscua relação com as empreiteiras que ganhavam quando não faziam as ruas ou quando as faziam precariamente. Não foram poucas as denúncias sobre a precariedade dos trabalhos executados.
Certa vez, o governo reconheceu o problema, disse que as empresas responsáveis pelas obras seriam cobradas. Mas também reconheceu não ter estrutura adequada para o trabalho de fiscalização.
A essa altura, podemos nos perguntar: será que toda essa encenação não fazia parte do esquema?
Com efeito, o papel que, nas eleições passadas, fora cumprido pelo Ruas do Povo na campanha de Marcus Alexandre, seria cumprido pelo Cidade do Povo nas eleições do ano que vem. Este serviria de peça propagandística para a tentativa de reeleição de Tião Viana (PT) e, segundo se pode inferir das investigações da PF, seria mais uma oportunidade para que governo e empreiteiras celebrassem sua cópula abjeta.
Como se vê, são graves os motivos de desespero do governo da FPA. É com razão que Tião Viana e sua esposa andam perdendo sono, preocupados com a operação G-7. Daí os ataques sistemáticos e cada vez mais baixos desferidos contra a atuação da PF e das desembargadoras Denise Bonfim e Maria Cezarinete Angelim.
 
A decadência
 
Quanto a isso, foi emblemático o evento promovido pelo governo e seus consortes. Disseram-no em “favor da justiça, da democracia e contra o golpe”. Dando atestado de seu nível intelectual e virtudes morais, Aníbal Diniz atacou as desembargadoras, dizendo-as “magoadas, mal resolvidas”. Essa não foi a única barbaridade que ali se ouviu. Todo o evento foi um bizarro espetáculo de baixezas, cinismo e puxa-saquismo.
Vale destacar, além disso, que o evento contou com algo em torno de 2.000 (duas mil) pessoas. As forças governistas trouxeram até pessoas do interior, colocando veículos à disposição para o transporte. E mesmo com toda estrutura e ameaças conseguiram reunir apenas esse punhado de pessoas.
Ora, tal também havia sido observado na manifestação de apoio aos 11.000 (onze mil) servidores que podem perder o emprego. Num e noutro caso, é visível o quanto o poder de mobilização do governo vem decaindo, junto com sua legitimidade, sua hegemonia. Mesmo o poder econômico, a força e a farsa parecem esbarrar nos limites que a decadência política, intelectual e moral impõe.
Não cremos que o governo espere que esse tipo de “manifestação popular fabricado pelas forças oficiais” vá mudar algo no rumo das investigações ou mesmo do julgamento do caso. Pensamos que ele, assim, pretende evitar que a condenação jurídica implique em desaprovação eleitoral. Com isso, ainda que condenado, pretende que a população o veja como perseguido, injustiçado.
 
A política da distorção
 
Por isso, segue distorcendo os fatos. Para ele, lutar por pessoas envolvidas em crimes é lutar pela justiça. Ameaçar servidores de demissão ou perseguição, para que estes manifestem apoio ao governador, é lutar em favor da democracia.
Devemos nos preparar para o que de patético e perigoso as forças governistas ainda deverão fazer em sua desesperada luta para manterem o poder e, assim, alimentarem-se dele e esconderem o sem-número de desmandos praticados.
 
Marchemos em frente, rumo ao dia do basta e além
 
O método utilizado pelo governo tem apresentado seus limites. Está cada vez mais difícil esconder tanto lixo embaixo do tapete. Parece realmente aproximar-se odia do basta. Todavia, é preciso conjugar coragem e otimismo com cautela. A fera não está morta, não foi abatida. Apenas está ferida, acuada e, portanto, desesperada e perigosa.
Marchemos em frente. E, como disse o poeta, “não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas” (Carlos Drummond de Andrade).






[1] Cientista Social com habilitação em Ciência Política, mestre em Desenvolvimento Regional e membro do Núcleo de Pesquisa Estado, Sociedade e Desenvolvimento na Amazônia Ocidental - NUPESDAO. E-mail:israelpolitica@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário