quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Indígena com câncer está morrendo abandonado em Feijó

Desde segunda-feira estou com uma equipe na Região de Feijó para uma visita aos povos indígenas. Ontem, terça-feira, dia 30, fomos surpreendidos com a informação de que um indígena já de idade avançada teria dado entrada no Hospital Regional de Feijó com uma imensa ferida aberta na face e que talferida estaria tomada por vermes (tapuru).

Infelizmente a noticia se confirmou. Fomos até lá e encontramos, já na casa de saúde indígena - CASAI- o senhor Eduardo Pereira Shanenawa de 81 anos abandonado em uma rede e com o rosto enfaixado, mas dava para perceber através das ataduras que de fato todo o rosto dele estava tomado pelo câncer que estava em estado muito avançado.

Conversei com a enfermeira responsável, já que o administrador da CASAI não se encontrava e a questionei sobre as condições do paciente. De fato o paciente não teria condição de estar ali. Ela se limitou a informar que nada poderia ser feito já que o hospital não o queria internado e o "liberou" para ir embora. Disse ainda que a CASAI estava procurando um local mais adequado para manter o paciente em tratamento.

Há mais de dois meses o senhor Eduardo encontrava-se abandonada na aldeia sem a visita de nenhum agente de saúde ou outro profissional. Seu Eduardo há meses fora encaminhado para Rio Branco mas não pôde fazer o tratamento porque, segundo informações obtidas com profissionais aqui em feijó, a CASAI de Rio Branco avaliou que o caso dele não teria mais jeito e, então, o mandaram de volta à aldeia.

Procuramos a direção do hospital para conversarmos mas o diretor e o enfermeiro que atendeu ao senhor Eduardo não se encontravam. O que mais intriga nesta história é o fato de nenhum agente de saúde estar prestando atendimento básico ao paciente, nem mesmo fazendo curativos.

A saúde indígena está um caos em todo o Estado do Acre. Lideranças de diversos povos estão acampadas na sede da Funasa, em Rio Branco, a quase um ano e as negociações não avançam. Pesa sobre as autoridades do setor gravíssimas acusações de desvio de verbas entre outras. Enquanto ninguém assume a responsabilidade, seguem as mortes e o abandono total dos pacientes indígenas.

Em vídeo publicado por este blog recentemente, os Senadores do Acre, respondendo a uma pergunta de um aluno de medicina, negam que a saúde indígena esteja um caos. Mas é só dar uma passada em qualquer uma aldeia ou CASAI para ver que os indígenas estão realmente morrendo à mingua.

Estamos subindo o Envira e ao retornar farei um relato completo e o apresentarei às autoridades para que tomem providências. Não publico as fotos e as filmagens adquiridas, em respeito aos pacientes, e por serem imagens absolutamente chocantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário