sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Povos Indígenas do Vale do Javari: Unidos Pela Saúde, Pela Vida

Campanha é lançada em Manaus para combater a acelerada escalada de mortes e um futuro de extinção dos povos.


Kurá Kanamari, nos rituais da Ayahuasca, concentra-se na doença que dizima seu povo, a hepatite. Nas matas do Vale do Javari, Amazônia, o indígena consegue apenas enxergar um céu azul de sol intenso sendo coberto por uma imensa nuvem escura.

Essa nuvem escura não apenas se estacionou sobre a vida dos Kanamari, mas também de todos os outros que vivem na Terra Indígena Vale do Javari. A luta por saúde deixou de ser uma briga por políticas públicas que atendam aos indígenas e passou a ser contra o extermínio.

Para fortalecer o grito desses povos pela vida, foi lançada na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na última quarta-feira (26), a campanha “Povos Indígenas do Vale do Javari: Unidos Pela Saúde, Pela Vida”.

Na região vivem mais de quatro mil indígenas dos povos Marubo, Mayoruna, Matis, Kanamari, Kulina, além de grupos isolados, que se recusam ao contato com a sociedade envolvente, como os Korubo e outros 13 dos quais não se sabe o nome.

Nos últimos dez anos, muitas mortes vêm acontecendo devido à precária assistência à saúde. Contata-se que mais de 85% da população está contaminada por um ou mais vírus da hepatite, sobretudo do tipo "B" - que é mortal e não tem cura.

Somente em 2010, num período de 40 dias, 12 crianças Kanamari faleceram. E outro quadro delicado fica por conta do grande número de órfãos, que também perderam os pais por causa das doenças. "Deixamos de fazer nossas festas porque estamos chorando nossos mortos", lamenta Kurá Kanamari.

Sob risco iminente de extinção, os povos se unificaram pela campanha – que recebe apoio de diversas organizações, entre elas o Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Um dos principais problemas é a ausência de qualquer preocupação por parte do Governo Federal frente à situação. Quebrar o silêncio, fugir da morte e construir o projeto de futuro desses povos é o grande objetivo da campanha.

A seguir, atalhos para:

Nenhum comentário:

Postar um comentário