domingo, 23 de junho de 2013

25 mil pessoas vão às ruas de Rio Branco Para desespero do Tião Viana

Uma multidão de 25 mil pessoas ocupou na tarde e início da noite de ontem as principais ruas do centro de Rio Branco. E olha que o movimento contou com o baicote por parte do governo do estado que "desencorajou" os funcionários a participarem sob ameaça de represarias. Também os ônibus não circularam adequadamente, impedindo que milhares de manifestantes, especialmente os que moram nas periferias, de chegarem ao local da manifestação.

Entre elas mereceu destaque os indígenas que, empunhando faixas e cartazes exigiam direito a voz, denunciavam o "roubo" do horário e exigiam o retorno do antigo horário, conforme ficou decidido no referendo. Também denunciavam o REDD como que projeto de extermínio dos povos indígenas.

Ficou bastante claro que os indígenas não querem programas e projetos na linha dos Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). No Acre é muito forte o assédio do governo e de ONGs inescrupulosas sobre os povos indígenas para que aceitem os PSA, principalmente o REDD. 

É por isso,e tantas outras agressões que os povos indígenas e a população em geral vem sofrendo, que inúmeros cartazes e faixas denunciavam a Financeirização da natureza, acusavam o governo do estado de corrupto e pediam "fora Tião".


Mesmo com todas as dificuldades e boicotes, o movimento foi contundente nas críticas e deixou claro ao governo e aos políticos em geral, que o povo do Acre finalmente acordou e, nas ruas vai dar um basta a estes políticos corruptos e que só se valem da miséria de muitos para se perpetuarem e, se não bastasse isso, mentem descaradamente e controlam com mãos de ferro os meios de comunicação. O povo acreano é tratado há anos na sola da bota deste governo de medíocres tiranos.



2 comentários:

  1. Foi uma manifestação avassaladora. O Acre e seu povo estão de parabéns. Continuem a luta, irmãos!
    Chega de desmandos com o dinheiro e a esperança do cidadão de bem. E lembrem-se: a maior mudança vem nas urnas.

    ResponderExcluir