sábado, 19 de outubro de 2013

COMIN também repudia declarações do deputado e pastor Denilson Sagóvia do PEN, AC

Conselho de Missão Entre Indígenas

O Conselho de Missão Entre Indígena – COMIN- Assessoria Acre Sul do Amazonas, órgão das IECLB, Igrejas Evangélicas de Confissão Luteranas do Brasil, vem a púbico manifesta-se em repudio a declaração do Deputado Estadual Denilson Sagóvia, do partido do PEN/AC, que no dia 17 de outubro de 2013, declarou ,“Me desculpem os antropólogos, mas levem para longe de nós todo o atraso da pajelança, do infanticídio e de outras coisas. Não permitir que os missionários evangelizem é um retrocesso”.

Retrocesso deputado é o genocídio, exploração e pilhagem dos territórios indígenas, nesses 513 anos de colonização nesse país.

O ato preconceituoso e criminoso fere o artigo 231 assegurado pela Constituição Federal:

“São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças, e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo á União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens”.

O COMIN-Assessoria Acre e Sul do Amazonas, manifesta-se, a favor da vida digna e da justiça para com os povos indígenas, se solidariza com a Federação do Povo Huni Kui do Acre, e exige retratação pública do deputado Denilson Sagóvia, mediante sua declaração.

 Ana Patrícia Ferreira.
 Comin-Assessoria Acre Sul do Amazonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário