segunda-feira, 7 de julho de 2014

MANIFESTAÇÃO EM FRENTE A REDE GLOBO DIA 09 de JULHO às 11:30hs – São Paulo

Manifesto Pela Honra Libanesa
Muitos perguntam o que existe “Sob o Véu”, nós dizemos: Sob o Véu há Fé!
O que existe sob um véu? O que o olhar da mulher árabe transmite? O que é ser mulher no Oriente médio?
Sob um véu não existe só uma mulher, existem sonhos, existem princípios, existem mães de famílias, existe FÉ!
Mulher no Oriente médio (especificamente o Líbano) cria filhos, é esposa, por vezes trabalham, é comum vê-las estudando, é MULHER! E o que estas mulheres transmitem com seus olhares é o anseio pelo respeito com suas crenças, a força que guardam dentro de si, é o objetivo de ser respeitada. E não respeitada apenas pelos maridos ou pais e irmãos, nem apenas por seus filhos e Estado, mas respeitadas pelas mídias oportunistas que tentam a todo custo ganhar espaço com afirmações levianas, que ultrapassam os direitos delas. Ultrajam os direitos não só delas, mas de seus filhos, de seus maridos, pais e irmãos.
O que esta acontecendo?
Como já é de conhecimento geral o programa Fantástico, da Rede Globo de televisão, exibiu uma entrevista no domingo, dia 29, denegrindo a mulher Muçulmana, Cristã Ortodoxa, e todos árabes libaneses e descendentes. A reportagem se referia ao modo como as mulheres são tratadas pelos maridos, matéria tendenciosa, preconceituosa e manipuladora. 

De fato no oriente médio se faz necessária uma revisão em suas leis, porém em hipótese alguma uma emissora deve transmitir como verdade coisas que são levianas, ou então colocar em um mesmo patamar pessoas que são dignas de respeito comparadas a minorias extremistas.

A reportagem exibida pela emissora feriu vários direitos e não usou como do jornalismo sua essência, que é reportar os dois lados, ser imparcial, transmitir a verdade em qualquer hipótese. Para início de analise a foto da mulher com olho roxo, não é nem referente ao país em questão na matéria, as mulheres de lenço chorando não são referentes ao mesmo tema apresentado, a cartilha que o cônsul brasileiro apresentou não é algo inédito, haja visto já existe há anos, e a emissora citou-a sem ao menos divulgar seu conteúdo. Jornalismo verdade? Cadê?
O Evento

A comunidade islâmica se revoltou, sentiu-se ferida, caluniada, com seus direitos “estuprados” pela emissora. De tanta indignação um grupo de jovens se juntou para organizar uma manifestação no próximo dia 9 de julho, ás 11:30, em frente a sede da emissora Globo em São Paulo ( Av. Dr. Chucri Zaidan, 46). Evento este que não será uma causa ‘islâmica’ apenas, mas cristã ortodoxa, maronita e de todos descendentes de árabes libaneses que de alguma forma se sentiram difamados.

O evento acontecerá para pedir mais conscientização da Rede Globo e menos manipulação em seus conteúdos, menos parcialidade, perseguição contra o povo do oriente médio e religiões relacionadas (em destaque o islamismo). É também por um direito de resposta, direito este que foi negado a uma entidade islâmica e que o consulado libanês tem procurado meios de conseguir também (que para tal, provavelmente terão que processar a emissora).
Muitos perguntam o que existe “Sob o Véu”, nós dizemos: Sob o Véu há Fé!
"Porque há o direito ao grito, então eu grito"
(Clarisse Lispector)

Mais informações:
Sâmia El Saifi
(11) 942105655 -  samia.saifi@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário