sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Indígenas afirmam estar dispostos a entrar em guerra contra exploração de petróleo e gás


O representante da Articulação dos Povos indígenas do Brasil, Jader Franco disse que hoje aos deputados da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados que os povos indígenas estão dispostos a entrar em guerra se os seus direitos não forem respeitados na exploração de petróleo e gás no Vale do Javari, extremo oeste do Amazonas. Ele diz que desde 2003 esses povos vêm se mobilizando porque o Peru também concedeu licenças de exploração na região.

No Brasil, Agência Nacional do Petróleo (ANP) realizou  leilão de blocos próximos ao Vale do Javari e outras terras indígenas. Algumas bacias localizadas no Vale do Juruá e também do Javari estão localizadas numa região de grande biodiversidade e de ocorrência de povos indígenas isolados.
Segundo os participantes da audiência, Raimundo Mean Mayuruna, presidente da Organização Geral dos Mayurunas, os índios não querem participação financeira na exploração, mas simplesmente não querem a exploração no local para evitar a poluição de suas terras.
Com informação da Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário