quarta-feira, 28 de março de 2012

Descaso com a saúde indígena ainda vai dar o que falar

 O Ministério Público Federal do Acre já entrou na justiça para garantir atendimento de saúde aos povos indígenas http://www.prac.mpf.gov.br/news/acpsaudeindigena . Isso por sí só é vergonhoso mas ainda temos inúmeros indígenas morrendo nas aldeias.

Tivemos, e ainda está ocorrendo casos, mortes de crianças nas aldeias da Terra Indígena do Alto Purus, também morreu uma criança Apurinã e agora estão morrendo indígenas de todas as idades nas aldeias da região do Envira, município de Feijó. Além de cessarem as mortes, os indígenas querem saber para onde está indo o dinheiro destinado à saúde indígena.

Quando fui ao Purus pude constatar o verdadeiro descaso para com a saúde indígena. No fundo todos sabem que os recursos para a saúde indígena passa pelas mãos de um partido político mas parece ser impossível mexer nisso, que parece ser um vespeiro.

Eu continuo defendendo que seja instalada uma CPI na Assembléia Legislativa do Acre para investigar os supostos desvios de recursos destinados à saúde indígena. Algum deputado se abilita? afinal, quem não deve não teme.

Nos próximos dias estarei publicando textos que mostrarão que o problema é muito maior do que parece. Publicarei fotos reveladoras da situação, especialmente do Alto Purus. Só não o fiz ainda para não atrapalhar o andamento das coisas, principalmente enquanto aguardo o relatório da equipe do Cimi que está ainda em viagem para as aldeias.

Quando o relatório vier à tona e eu publicar as matérias e fotos, vai dar o que falar!

Um comentário: