quarta-feira, 23 de outubro de 2013

NÃO À EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO DO PRÉ-SAL (ou na Aamazônia) - É LOUCURA ?....

Poucos dias antes da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente, que foca o tema Resíduos Sólidos, é oferecida uma proposta da adoção nas documentações das Políticas Nacionais dos Resíduos Sólidos, do conceito de Resíduos Antrópicos, incluindo os sólidos, os líquidos, os gasosos e os eletro-magnéticos.
Com esta visão mais abrangente, além dos plásticos e outros materiais sólidos provenientes do petróleo, considerar-se-iam como resíduos antrópicos  gasosos as emissões de gás carbônico provenientes, também, do petróleo, das queimadas e das indústrias subjacentes para a geração e o consumo de eletricidade.
É inteligente, coerente e sustentável um modelo de desenvolvimento que deseja crescer  desmesurada e aceleradamente, sob a justificativa de que é necessário e urgente a conquista de garantias de melhores condições de vida aos habitantes do planeta ? Logicamente que não. É realmente coerente, sustentável e inteligente a adoção de um crescimento econômico ponderado e justo, além do crescimento ético nas relações sociais.
Uma paralisação nas concessões de extração do Pré-Sal por companhias estrangeiras e uma limitação das extrações operadas pela Petrobrás,  seria uma nobre atitude do governo e do povo brasileiro em defesa das futuras gerações.

Por Luiz A. V. Spinola
No momento em que principio a redigir este Abaixo-Assinado, na verdade um instrumento para o inicio de uma ampliação em minha e em nossa consciência ambiental e social, estou sentindo vergonha por somente agora entender por completo que a exploração do Pré-Sal é um grande ato de insustentabilidade e de desrespeito aos futuros brasileiros e habitantes do planeta.
Esta tardia tomada de consciência foi disparada pelo professor Igor Fuser, da Universidade Federal do ABC, em seu artigo sobre as recentes notícias sobre o impasse entre ambientalistas e o presidente do Equador, Rafael Correa, pela sua proposta de aprovar a exploração petrolífera no Parque Natural de Yasuní : http://ambientesocial-blog.blogspot.com.br/2013/10/ambientalismo-radical-ou-consciencia.html
Fuser, teve o mérito de alertar os ambientalistas, os ecologistas e todos os amantes da natureza, - e quem não é hoje em dia ? - que é necessário COERÊNCIA : Se falamos e buscamos desenvolvimento sustentável, precisamos ser coerentes com este princípio, inclusive nas oportunidades de enriquecimento econômico dos brasileiros. Creio que o "tesouro" do Pré-Sal obstruiu nossa capacidade de discernimento do que é certo e do que é errado, bem como do próprio entendimento do conceito de sustentabilidade. Será que em tudo podemos ser "sustentáveis", menos nos projetos que nos enriquecerão mais ?....
A fim de não perdermos os bilhões de reais até o momento investidos, sugiro que a extração do petróleo seja feita unicamente pela Petrobrás, gradativamente, até o ponto em que os lucros recuperem o capital investido e que deixemos, precavidamente, que as gerações futuras decidam se continuam explorando, ou não. No momento, se aumentarmos as bilhões de toneladas de CO2 jogadas na atmosfera de todo o planeta, provindas da queima de "nosso tesouro de energia fóssil", o risco de estarmos contribuindo para a morte de também bilhões de vidas e o insucesso econômico de nossos filhos e netos, é altíssimo.
Senhora presidente Dilma e compatriotas : Vamos desejar encher nossos bolsos, - ou melhor, os bolsos das grandes empresas nacionais e dos poderosos grupos econômicos internacionais, - ou vamos preferir dormir em paz, com dignidade e alegria, sabendo que tomamos a decisão correta e coerente de preservar verdadeiramente um meio ambiente saudável para nossos descendentes, além de propiciar melhores condições econômicas futuras?.... 
Parece sensacionalismo, extremismo, fundamentalismo, como nomeia o professor Igor ?....Não é !!
É coerência, como o próprio professor sugere. É os brasileiros não se comportarem como novos sitiantes e fazendeiros em ascensão, que se defendem quando desmatam irregularmente, dizendo : "Os que hoje estão ricos puderam desmatar no passado e não é justo que agora não podemos nós, necessitados que somos de crescer economicamente". Consciente ou inconscientemente, os brasileiros pensam desta forma : "Se outros países já se enriqueceram com o petróleo, porque não podemos nós, agora" ?
Na verdade, este problema remete aos compromissos sempre protelados entre as nações do mundo para diminuírem as emissões de CO2. Mas como diminuir as emissão de dióxido de carbono, se o aumento da oferta de combustíveis fósseis irá pressionar o seu consumo ? Impossível. Portanto, as nações devem não meramente se comprometerem a reduzir suas emissões, mas promoverem meios eficazes para isso. Então, aqueles que ainda estão contra os argumentos deste abaixo assinado, dirão : "O que é justo não é as nações menos ricas, como o Brasil, deixarem de se enriquecer (?) mantendo intactas as suas reservas petrolíferas, mas é justo que os países que já se desenvolveram economicamente com o petróleo diminuam as suas extrações até ao ponto das capacidades de extração do Pré-Sal. Desta forma, poderemos extrair o petróleo equivalente". E estarão corretos !! Esta estratégia só será validada se as metas de diminuição nas emissões de CO2, e outros gases estufa, estiverem no patamar indicado pelos cientistas, bem como a sua aplicação ao longo do tempo.  Porém, vamos cair na real : isso vai acontecer ?....Não. Nem os países mais ricos irão diminuir as suas extrações e nem haverá acordo internacional eficiente e em tempo hábil. A não ser que, talvez, o Brasil e outros países que ainda não ficaram mais ricos com o petróleo, pressionem os grandes e ricos produtores de petróleo a diminuírem as suas extrações. E só há um meio de tentar pressionar : deixando intactas nossas reservas. E que, se esta pressão não der certo e que se eles se enriquecerem ainda mais com o aumento no preço do barril, que o seja. Pelo menos, nós, os brasileiros, não estaremos nos enriquecendo sujando nossas mãos com sangue e nossas consciências com culpas. Há muitas outras formas de crescimento econômico e de obtenção de energia !!
Desenvolvimento econômico a todo e qualquer custo justifica a busca do"bem viver" expressada em "todos terem dentistas e transportes públicos baratos e eficientes", além de outras comodidades tecnológicas ? De que adianta argumentar que os habitantes do planeta precisam de bons médicos e dentistas, além dos modernos meios de tratamento, para não morrerem - e com isto tentar justificar o desenvolvimento insustentável - se estamos preparando a morte futura de nossos descendentes e consequências desastrosas e irreversíveis no meio ambiente ? Não é esta uma atitude impensada, para não dizer contraditória e desinteligente ?....Sobre este ponto de vista, leia mais em : DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO INSUSTENTÁVEL
E, finalmente, assina ?.... Ou ainda está considerando desistir do Pré-Sal uma loucura ?....Tenho plena certeza que muitos me considerarão um louco no presente, mas também sei, com certeza, que milhares acordarão para esta nova realidade, e que nossos filhos, netos e bisnetos elogiarão a todas as brasileiras e brasileiros que assinarem este Abaixo-Assinado, bem como a senhora, presidente Dilma Rousseff !!
Do Blog Ambiente Social

Um comentário:

  1. Muito bom, Lindomar !!....Grato pela publicação em seu blog, mais que "muito bom " !!....Não haveria tempo hábil para este abaixo assinado alcançar seu objetivo, pois foi publicado poucos dias antes do leilão do campo de Libra. Mas, nunca é tarde para continuarmos a instilar consciência nos brasileiros que estão muito próximos de reconhecerem que qualquer exploração de petróleo no planeta deve ser suspensa, se os países realmente quiserem estar do lado da sustentabilidade. Desta forma, pressionam-se as pesquisas e os investimentos em energias limpas. Vamos lutar por isso....Grande abraço....Luiz

    ResponderExcluir