terça-feira, 30 de setembro de 2014

Jaminawa da Aldeia São Paolino voltam a sofrer ameaças

Cacique Francisco Jaminawa
Na segunda-feira, dia 22 de setembro, um grupo de funcionários de fazendeiros entraram armados na Aldeia São Paulino, do povo Jaminawa. Dando tiros a esmo os "capangas" exigiam que os indígenas deixassem de caçar, pescar e até mesmo que pegassem água para beber. Desde então, a aldeia tem sido vigiada por homens armados que a toda hora ameaçam invadir a aldeia, assassinar o cacique, Sr. Francisco Jaminawa (na foto comigo). Ameaçam ainda atear fogo nas casas dos indígenas.

Em um programa de rádio local o locutor anuncia que aqueles que se dizem indígenas são na verdade peruanos interessados em "roubar" terras dos brasileiros e instigam a população a se posicionar contra os indígenas. Há ainda uma carta atribuída ao Padre Polino, segundo a qual, essas pessoas não são merecedoras da terra e que na verdade são indígenas colocados aí e que teriam vindo do Peru. Até o presente momento não tivemos contato com tal carta que o locutor insiste em divulgar. É importante dizer que Pe. Paolino sempre foi amigo dos indígenas e que atualmente já não se encontra em condições físicas para levar a cabo tal discussão. Pe. Paolino já se encontra em idade avançada e tudo nos leva a crer que o nome dele está sendo indevidamente utilizado. O estranho no, entanto, é que ninguém da Igreja local questionou a divulgação da suposta carta.

Enquanto isso, os indígenas seguem aprisionados em sua própria aldeia, em uma pequena faixa de terra. Ontem estive com a representantes da comunidade que manifestaram imensa preocupação com os rumos que o caso pode tomar daqui para frente uma vez que as autoridades parecem desconhecer a gravidade das ameaças. Nunca é tarde lembrar que os índios Jaminawa já sofreram várias agressões e tentativas de assassinato.

Esperamos mais uma vez que medidas sejam tomadas com urgência no sentido de interromper e cessar as ameaças e violência contra o povo Jaminawa. As autoridades tem o nome e o endereço dos principais fazendeiros responsáveis pela contratação de capangas e, consequentemente responsáveis pelas ameaças, tentativas de assassinato e intimidações. E região de Sena Madureira, Estado do Acre, onde se localiza o território Jaminawa da Aldeia São Paolino, não pode se firmar como terra sem lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário