quarta-feira, 10 de abril de 2013

Abril Indígena 2013: CIMI lança revista INDÍGENAS EM ESPAÇOS URBANOS NO ACRE



"A face mais cruel dessa triste realidade de indígenas sem terra em plena a Amazônia, é manifesta no total abandono do povo Jaminawa que, sem ter terra e nem para onde ir, fica em grande número vagando pelas ruas das cidades, especialmente em Rio Branco e Sena Madureira. Os Jaminawa, na verdade não é apenas um povo, mas pelo menos quatro povos e são tratados pelo poder público como resto, escória da sociedade. Vivem acampados às margens dos rios e periferia das cidades em situação desumana."

Rosenilda (Rose) Padilha coordenadora 
Isto é o que se lê na introdução da revista "Indígenas em Espaços Urbanos no Acre", uma publicação do CIMI Amazônia Ocidental, com dados de uma pesquisa coordenada pela antropóloga e mestra em sociolinguística Rosenilda Padilha.

A pesquisa é um grande e único levantamento completo sobre a situação em que vivem os indígenas nas cidades de Rio Branco e Sena Madureira. A análise abrange situação de saúde, escola, coleta de lixo, moradia, renda, saneamento básico, entre outros. O trabalho com os indígenas vivendo em espaços urbanos, em Rio Branco e Sena Madureira, começou de forma sistemática ainda em 2007 quando o Cimi decidiu encarar o desafio e se lançou em campo. Conversas nas ruas, visitas às famílias, visitas (não oficiais) a hospitais, CASAI, Postos de Saúde, Escolas... Portanto, o que se pretende não é apenas dados e nem números, mas, conhecer as pessoas e sua realidade para contribuir na elaboração de políticas públicas voltadas para estas pessoas indígenas.
Participantes no evento em Rio Branco

Por ser um trabalho inédito e complexo, as análises da realidade também se deram dentro do tempo possível e foi de fundamental importância contar com a colaboração decisiva dos próprios indígenas. 




O lançamento, em Rio Branco, contou com o importantíssimo apoio da Secretaria Municipal da Igualdade Racial de Rio Branco e da FEPHAC (Federação do Povo Huni Kui) e outros que também contribuíram.

O lançamento da revista faz parte da programação do Abril Indígena 2013 que terá ainda outros eventos como uma mesa redonda com a presença da conferencista Amyra El Khalili, que acontecerá no dia 12 de abril às 19:00 h. no anfiteatro Garibalde Brasil, da UFAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário