terça-feira, 30 de outubro de 2012

Guarani-Kaiowa, sem meias palavras.


A advogada Luana Ruiz Silva, contratada pelo Sindicato Rural de Tacuru, que atua no caso contra os Guarani-Kaiowa, apareceu esta semana com um argumento no mínimo anacrônico: "Os produtores rurais estão em Mato Grosso do Sul há mais de um século", disse a douta e imparcial intérprete da lei. Se os fazendeiros (de soja) estão por lá há mais de um século, isso quer significar que os indios são posterior? Só faltava essa!

Não satisfeita a advogada vai além: " Vamos processar a Funai e o Cimi no caso da ocupação de áreas de fazendas da região por índios Guarani-Kaiowa.".Uma total inversão dos fatos. No MS, assim como em todo o Brasil, as terras indígenas é que são objeto de invasão. Invadem as terras indígenas para retirar a madeira, depois para criar boi, depois para plantar alguma monocultura ou explorar riquezas ligadas ao espaço físico, como os planos de manejo e "pagamentos" por serviços ambientais, especialmente o REDD. No Acre merece ainda uma atenção especial a exploração de petróleo e gás que fatalmente acontecerá e afetará as terras indígenas, mesmo que o governo omita essa verdade.

Mas voltemos ao argumento da advogada. Se os fazendeiros invasores e a sua soja "nativa" fossem mesmo anteriores aos povos indígenas alguém duvida se já não teriam exterminado todos os indígenas? Usaram as armas de fogo para roubarem as terras aos índios e agora as usam novamente para eliminar alguns focos de resistência. Assim, estes tais fazendeiros invasores são antes, assassinos confessos que, por confiarem na ausência de justiça, continuam matando e roubando (latrocínio) os povos indígenas com a arrogância dos coronéis de antes e de hoje.

Luana Ruiz Silva é membro da comissão para assuntos indígenas da OAB/MS mas diz o seguinte: “A garantia ao direito de propriedade é a defesa do principal pilar do estado democrático de direito que beneficia todos os cidadãos”. Demonstra não entender nada de índio ou ser maldosa o suficiente para defender que a vida está abaixo da propriedade roubada, por ela chamada de "privada". Privada é para onde deveríamos mandar esse tipo de argumento fajuto e fazendeiros inescrupulosos que mancham ainda mais a nossa trágica e genocida história.

6 comentários:

  1. Participei de uma manifestação no último domingo, no Rio e filmei uma índia que vive na aldeia maracanã (ameaçada de sair de lá já que o Sr. governador que derrubar o prédio para construir "melhorias" para a copa de 2014) fazendo um discurso emocionado e esclarecedor. De início ela fala em tupi-guarani mas depois continua em português. Me levou e levou mais alguns lá às lágrimas. www.youtube.com/watch?v=h8HBMhNNHaw

    e um video da manifestação www.youtube.com/watch?v=pu7VNsbdhPY

    Se puder divulgar...

    ResponderExcluir
  2. A saga dos Guarani (Kaiowá). Vale a pena aprender um pouquinho sobre a verdadeira origem desse povo, o colapso com a expulsão dos Jesuítas da colônia espanhola, o centro do mundo Kaaguasu (PY), as migrações, a marcha para o leste em busca da Terra Sem Mal, ensinamentos de Curt Niemendaju, o ciclo da erva mate, e o sul do Mato Grosso do Sul como trecho de mera PASSAGEM, inclusive expressamente assim detectado por Pimentel (SPI).
    É por óbvio que o Governo brasileiro deve olhar pelo seu POVO. Um único povo. Os brasileiros!!! História é algo que se "conta", não algo que se "fabrica". O dia em que indegenistas engajados na forçosa aplicação da etinografia paraguai em território brasileiro liberarem o caminho para que índios e não índios possam caminhar lado a lado, buscando juntos a solução deste gravíssimo embróglio que os envolve, com certeza, a justiça será feita, com ORDEM e em PAZ!!!! Ah, lembrando mais uma vez que "os fins não justificam os meios", por mais supostamente legítima que seja a causa, que o digam os Judeus!! Segurança Jurídica acima de tudo, em nome do Estado Democrático de Direito, ou estaremos fadados a enfrentar o CAOS.

    ResponderExcluir
  3. Não há nada de anacrônico com a colocação da Drª Luana, uma vez que as comunidades indígenas só se firmaram neste ou naquele lugar, com a chegada do branco e suas armas, que os protegia do ataque de outras etnias, e por este motivo,estraégicamente viviam como nômades. 0s Guarani-Kaiwa são índios coletores e pacíficos, alvo constante de tribos hostis, que os dominavam, escravizavam e levavam suas filhas e mulheres embora.

    ResponderExcluir
  4. Por mim, mata tudo essa cambada de Índio folgado que não quer trabalhar e deixa os fazendeiros, esses que tem $ pra movimentar o Brasil, trabalharem e usufruírem daquilo que é DELES por direito. Direito, leia-se DINHEIRO (pagaram pelas fazendas).
    FUNAI e outros orgãos que estão envolvidos com essa situação só querem saber de DINHEIRO, são aproveitadores que usam os índios como escudo para ROUBAR!
    Pode mais demorar 10, 20 anos...mas os fazendeiros ganharão essa e ai, cada um da Funai terá 2 indíos e um pajé cada um para cuidar!!
    CHUPA FUNAI!! CHUPA ÍNDIOS...bora trabalhar como esses fazendeiros fizeram a vida toda!

    ResponderExcluir
  5. Ah... e meu comentário não precisa ser aprovado!
    É só pra vocÊ, moderador do site saber... Vcs vão se fuder e vai ter que levar um indio pra sua casa pra morar. Isso se ngm te matar antes...como vai acontecer com muitos de vcs que usam os indios para ROUBAR

    ResponderExcluir
  6. Anônimo de quarta-feira, agosto 07,2013, se essas suas ameaças a nós indigenistas e a mim especificamente ocorrer, saberemos onde encontrar assassinos de indígenas e de indigenistas. De outro lado, não temo pela minha vida. Defendo-a sempre mas não temo e suas ameaças, a justiça há de investigar.

    ResponderExcluir