terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

POVOS INDÍGENAS DO ACRE PEDEM SOCORRO:Jaminawa da Aldeia São Paolino: ameaçados por fazendeiros ainda enfrentam constantes alagações


Este vídeo produzido por Patrícia Ferreira e por Ninawa Huni Kui mostra mais uma vez a triste realidade vivida pelo povo Jaminawa da Aldeia São Paolino, município de Sena Madureira, estado do Acre. Esse povo há mais de trinta anos trava uma luta pela demarcação de seu território tradicional e que se encontra invadido por fazendeiros. Por causa da invasão dos fazendeiros a comunidade precisa viver em apenas uma faixa de terra entre o Rio Purus e a "fazendo" do invasor. Por essa razão, basicamente todos os anos, os jaminawa sofrem com alagações nas quais perdem o pouco que conseguem plantar em uma faixa tão pequena de terra.


Este blog mesmo já fez várias denúncias sobre o descaso e as ameaças sofridas por este povo. Até o presente momento quase nada foi feito. Não consigo entender, por exemplo, porque a Funai insiste em se calar diante da situação. 

Recentemente a presidente da Funai veio ao Acre, precisamente no dia 07 último, e fez um discurso agradecendo o governador Tião Viana por ter, segundo ela, ajudado a "superar todos os problemas enfrentados pelos povos indígenas do Estado". O que ela se esqueceu é que temos neste exato momento mais de 20 terras sem serem demarcadas, os pólos e DSEIs ocupados por falta de atenção à saúde, quase que total desassistência nas aldeias e inúmeros indígenas vagando pelas cidades, sem assistência, além de outro tanto acampados. 

As ameaças de morte contra líderes deste povo não cessam e, ao contrário, se acentuam na medida em que a Funai não toma providências. Para entender melhor a situação jaminawa acessem os links AQUIAQUIAQUIAQUI e AQUI além de tantas outras denúncias levadas inclusive ao Ministério Público e à Polícia Federal.

Contradizendo a fala da presidente da Funai, um grupo de mais de 100 lideranças se encontra neste exato momento ocupando o centro de antropologia da UFAC na tentativa de forçar uma negociação com a SESAI - Secretaria Nacional de Saúde Indígena e com representante do governo do Estado. Os indígenas exigem melhorias  no atendimento à saúde e, como parte desta melhoria, exigem a imediata demissão do administrador Sr. Costa.

São inúmeras denúncias contra este senhor e nenhuma providência foi tomada. O cargo que ele ocupa, assim como o da coordenadora local da Funai é tido pelos indígenas como cargo de confiança do governador. Vejam as principais motivações da atual mobilização resumidas neste documento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário