domingo, 18 de setembro de 2011

Corrupção comandou liberação de Belo Monte em Altamira, no Pará

Renato Santana
de Brasília (DF)

Circula pela internet vídeo captado por câmeras ocultas da TV independente Medialivre que revelam método utilizado pela Norte Energia S.A para angariar apoio ao projeto da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará (PA).

Antes da emissão da Licença de Instalação (LI) da usina, empresários e políticos locais negociaram favorecimentos e troca de favores com a empresa Norte Energia, em troca do apoio ao projeto da barragem. 

As cenas sugerem que a concessionária negociou e 'facilitou' a entrada do projeto em Altamira. Oepisódio ficou conhecido localmente como "mensalinho", em referência aos processos de corrupção que atingiram o Governo Federal.

As imagens foram captadas entre fevereiro e março de 2008 e não têm sido utilizadas pela imprensa ou em processos contra a construção da usina. O esquema, no entanto, foi denunciado em Altamira pelo vereador Roosevelt Oliveira (PT).

Conforme o parlamentar denunciou, em arquivos retirados do sistema de comunicação Santa Terezinha, foi feita uma negociação envolvendo empresários da cidade, a prefeitura de Altamira, vereadores e empreendedores construtores de Belo Monte.

De acordo com a denúncia, compra de votos e pressões sobre vereadores foram outras táticas usadas pela Norte Energia para a aprovação da licença.

Nomes como os de Marcelo Coimbra, Jader Barbalho, Domingos Juvenil, entre outros, estão citados na gravação - que ainda deixa subentendido que o comando geral das negociações está nas mãos do PSDB.

Confira o vídeo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário