sexta-feira, 27 de setembro de 2013

EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NO ACRE É UMA FALÁCIA

Após o fracasso do experimento para produção do biodiesel a partir da extração de óleo Safrol obtido através da “Pimenta Longa” e, mais recente, a famigerada Usina Álcool Verde (projetos elaborados pela administração do Partido dos Trabalhadores - PT do Acre), alardeadas como a redenção econômica do estado, mais uma vez o governador Tião Viana (PT) comanda a comercialização de sonhos e factoides políticos.
O polêmico assunto foi alvo de um curto debate na rede social Facebook, por doutores da Universidade Federal do Acre (UFAC), todos enfáticos ao afirmar que a Prospecção de Petróleo no Vale do Juruá em Cruzeiro do Sul seria mais um factoide criado pelo PT.
O primeiro a comentar o assunto foi nada menos que o doutor em Paleontologia, ex-reitor da Ufac e petista, Jonas Filho. “Para inflamar, novamente vem à tona esta falácia de petróleo no Acre. Agora serão cerca de 60 milhões em investimentos. O petróleo economicamente viável não vai ser encontrado e três coisas serão certas: De um lado, alguém vai ganhar muito dinheiro, de outro, vai continuar faltando moradia, saneamento, saúde e educação e, de sobra, eu e você vamos continuar com nossa “cara de tacho”, declarou Jonas.
O comentário de Jonas foi corroborado por pelo também ex-reitor da universidade acreana, Doutor Àulio César Souza, que lembrou quando foram realizados estudos no Acre para descobrir se havia ou não petróleo no estado e, parabenizando o colega pelo comentário, disse que “o assunto é antigo e tem história. No final da década de 30, no alto rio Môa, na fronteira do Brasil com o Peru, nas proximidades da serra de Contamana, no município de Cruzeiro do Sul, houve a primeira tentativa de exploração de petróleo no Acre, sob a responsabilidade de umaempresa Americana. O produto foi encontrado e o projeto suspenso por ter sido julgado antieconômico. Ainda não havia a atual Petrobras. Complementando, o local onde essas primeiras pesquisas foram realizadas, no Acre, denominava-se: Pedernal” escreveu.
“É isso mesmo. Desde os anos 30 que se sabe sobre (não) petróleo no Acre e continuamos dando murro em ponta de faca, gastando o que não temos para saber o que já se sabe....”, afirmou Jonas, em resposta ao comentário do colega.
Com informações do ac360graus.
Eu tenho dito isso há anos, desde que o então senador montou aquele circo em Cruzeiro do Sul, o que chamou cinicamente de "audiência pública", quando levou toda a sua tropa de choque, incluindo a imprensa, para nos desqualificar e criar a ilusão do desenvolvimento e enriquecimento imediato do Juruá. Naquela ocasião apenas nós do Cimi e a Diocese de Cruzeiro do Sul denunciaram a manipulação das informações e a falácia do Senador. 
Eu mesmo, quando dava uma entrevista na Rádio Juruá FM, no programa do jornalista Leandro Althman, tive a entrevista interrompida e (praticamente) fui expulso dos estúdios por ordem do então diretor de alguma coisa na Juruá FM, um certo Nelson Liano Júnior. É gente deste nível que cerca o agora governador Tião Viana e que nem acreano é. Isso sim, é um atraso para o Acre!
Mesmo assim, continuamos denunciando o que alguns chamam apenas de "falácia" e eu chamo de crime e deboche contra o povo acreano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário