segunda-feira, 2 de julho de 2012

Lei 2.308/10 (Sisa), PSA, REDD, SACOLAS PLÁSTICAS E O MANINELO


Você já reparou que quase tudo que compramos nos mercados ou supermercados vem em embalagens plásticas ou de isopor? Pois bem, essas embalagens são politicamente e ecologicamente incorretas. Até aí, nada de mais. A questão essencial aqui é: se todo esse material polui o nosso planeta e prejudica o meio ambiente, porque a implicação só com a sacola que recebemos nos supermercados para transportamos nossos produtos, as quais, inclusive, reutilizamos para depositar o lixo doméstico?

Com essa pergunta não pretendo incentivar ou defender o uso das sacolas plásticas mas temos que pensar no que realmente estamos fazendo. Pensemos: eles dizem que as tais sacolinhas são responsáveis pela poluição de nosso planeta. De fato o são em certa medida. Mas, o que dizer da forma de acondicionamento dos demais produtos, na forma já citada acima? Acreditem, tem um simples biscoito que vem envolto em nada menos que quatro (04) camadas plásticas. E não é um plástico qualquer não, tem até CNPJ e prêmios acumulados por “respeitar o meio ambiente” e por seu “compromisso social”.

A questão das sacolas plásticas nos supermercados precisa ser melhor analisada. Vejamos por este ponto: o consumidor paga o produto e depois disso o problema é dele. Ele é quem deve se virar para levar o produto para casa. Seguramente o dono do supermercado não quer saber se ele utilizará um ônibus lotado, táxi ou barco. Além disso, naturalmente o supermercado não diminuirá em nada o valor do produto. Pior, venderá ao consumidor os sacos para lixo, também feitos de plástico, e as já famosas “sacolas biodegradáveis”, normalmente muito caras.

A lógica é uma só: na hora de obter lucro poluindo o planeta, só pensam neles. Já na hora de acusar ou buscar responsáveis pela poluição, aí o problema é nosso? Vejam que em nenhum momento, efetivamente, as redes de supermercados, por exemplo, saíram ou sairão perdendo. Com ou sem sacolas plásticas o prejuízo será sempre nosso. E eles, seguirão poluindo e acumulando enquanto passam para nós a responsabilidade de cuidar do planeta até que tenhamos a sensação de que de fato “nós somos os culpados”.

Ah, claro ia me esquecendo de construir a relação com o tema deste post.

  1. Lei. 2.308/10 (Sisa) e outras, os donos da rede de mercados.
  2. PSA,REDD, REDD+ e outros, os sacos de lixo e sacolas “biodegradáveis (sem excluir os plásticos que envolvem os produtos como o tal biscoito)
  3. O maninelo? Um doce para quem adivinhar quem é o bobo da corte?

Um comentário:

  1. é extamentev esta lógica de jogar o peso da responsabilidade somente para o consumidor final q tem q ser denunciada. Outros exemplo: rodízio de veículos em SP. O correto era uma lei que quem produzisse o lixo, q desse conta dele. E pronto.

    ResponderExcluir