quarta-feira, 18 de julho de 2012

QUERIDO E MALTRATADO CIMI

 Homenagem de Dom Pedro aos 40 anos do Cimi

Dom Pedro Casaldáliga
" É hora de celebrarmos teus 40 anos, querido e maltratado Cimi, criatura de Deus dos pequenos, sacramento da alteridade respeitada, evangelho inculturado. Nasceste discreto, inseguro ainda, como rebento marginal, um toquinho verde no resto. Possibilitastes as assembléias de chefes, para o reencontro das raizes. Agitastes a Igreja e a sociedade, anestesiados por séculos de etnocentrismo, de colonialismo e de integração.

Por ti a 'utopia cativa' desabrochou e o Y-Juca Pirama ( aquele que por decreto genocida deve morrer) está vivo e resolveu crescer e ser ele e dar vida outra, e ajudar a criar um céu novo e uma nova Igreja, uma terra nova e uma nova sociedade.

Por tudo isso e muito mais, querido Cimi maltratado, apesar do sitema excluidor das diferenças e alternativas é hora de celebrar mesmo esse jubileu de barro cozido e de sangue militante de teus 40 anos tão pascais!

Bem verdade, porém, que também é hora, jovem velho renovado Cimi, de sacudir, de re-alistar e re-inventar a utopia cativa, de cotidianizar a causa, de ser aliança mais eficaz das novas reivindicações dos povos indígenas, do Brasil e do continente.

Para a glória do Deus de todos os nomes cúmplices dos hapirus das tribus índias e para a ressurreição esperançosa de Nossa Abyia Yala."

Dom Pedro Casaldáliga

Publicado no Jornal Porantim 344, abril 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário