segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cuidado com o pé do boi

O equivalente a cem campos de futebol virou pasto para criação de gado. Além de desmatar sem autorização, o pecuarista teria atingido área de preservação permanente.
 
O Ministério Público Federal (MPF/AC) denunciou o pecuarista Allan Jonathan Coutinho pelo desmate ilegal de 95 hectares em sua propriedade rural no Município de Acrelândia, a cerca de 120 km de Rio Branco, capital do Acre. Segundo a denúncia, além de desmatar sem autorização, o pecuarista ainda atingiu área de preservação permanente às margens de um curso d`água dentro de sua fazenda.

O desmatamento foi comprovado tanto por auto de infração do Instituto de Meio Ambiente e e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), quanto por perícia realizada pela Polícia Federal. Os documentos comprovam também que o fazendeiro cria gado na área desmatada ilegalmente, impedindo, assim, a regeneração florestal.

A ação, assinada pelo procurador da República Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, pede a condenação do pecuarista por crimes previstos em dois artigos da lei de crimes ambientais, que podem render ao acusado até três anos de prisão, além do pagamento de multa.

Fonte: Assessoria MPF

Meu comentário: nos últimos dias os pecuaristas, que financiaram várias campanhas políticas no Acre, desencadearam um processo de amedrontamento e chantagem contra o poder público e contra a população. Ameaçavam desabastecer o estado de carne caso o MPF não liberasse os figoríficos para o abate de carne ilegal. Esta denúcia agora contra mais um pecuarista, mostra claramente a arrogância dessa gente. Se não houver punição o MPF ficará desmoralizado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário