quarta-feira, 4 de maio de 2011

Saúde da 10ª dimensão

A foto que ilustra este post foi publicada hoje no Jornal Página 20 em alusão ao lançamento do "Programa de Atendimento Domiciliar" (PAD). Programa este que, segundo o governador Tião Viana é " o mais bonito programa de saúde pública da história do Acre". Nada contra a aniciativa, mas venhamos, levar UTI até a casa do paciente pressupõe muita coisa, principalmente local adequado e profissionais. O que é e para que serve uma UTI?

Penso antes de tudo que não deveriam fazer tanta propaganda se utilizando de pacientes em estado grave apenas para promover o governo. Uma matéria que foi ao ar hoje por um destes programas matiutinos de TV, com imagens do mesmo paciente que é mostrado na foto, induz claramente o paciente e seus familiares a acreditar e nos fazer acreditar que há mesmo a possibilidade de haver uma UTI em cada residência de pacientes que necessitarem desse tipo de assistência. Francamente, eu disse que não faria politicas menores neste espaço, mas não dá para aceitar esse tipo de acinte a nossa inteligência e humilhação de enfermos que só querem ser bem atendidos, nada mais.

É preciso estabelecer limites éticos às propagandas. O programa pode ser de boa intenção, mas a forma como foi alardeado e a exposição desumana de pacientes, não condizem com o propósito de uma saúde "mais humanizada". Além desta foto, há outras que expõem ainda mais o paciente, Sr. Paulo Cardoso, que sofre de uma doença degenerativa. Nas outras fotos aparece o governador e mais um grupo de "acompanhantes", sem falar nos repórteres e suas máquinas e câmaras. Isso tudo porque o paciente estava em uma UTI.

Se de um lado é verdade que não temos a saúde de primeiro mundo, é verdade também que, por força da propaganda, o governo oferece saúde na 10ª dimensão, com direito a replay.

Um comentário: