quarta-feira, 18 de abril de 2012

COMEÇA O ACAMPAMENTO "VOZES DAS ALDEIAS"

Começou ontem o primeiro acampamento VOZES DAS ALDEIAS, formados por mais de 200 indígenas dos mais diversos povos do Estado do Acre e Sul do Estado do Amazonas, região de Boca do Acre. O acampamento que tem como ponto de referência o Centro de Antropologia da UFAC, pretende se estender pelo menos até o dia 19 de abril, dia em que os indígenas do Acre preferem ser lembrado como dia de luta do que dia para fazer comemorações. Afial, o que comemorar?  

Escola citada pelo cacique Edson, três anos abandonada
Escolas abandonadas, 23 mortes por diarreia só na região do Purus, 15 casos de H1N1 em feijó, nenhuma terra demarcada ou cujo processo tenha avançado, indígenas ameaçados, terras invadidas e saqueadas?

Ontem foi feito um levantamento da situação enfrentada nas aldeias e a tarde, no auditório da UFAC, o tema foi EDUCAÇÃO. Os índios narraram a situação de abandono em que se encontram as escolas nas aldeias com destaque para a fala do Cacique Edson Hunikui que lamentou profundamente que em sua comunidade a escola foi destelhada em 2010 e até hoje não foi reformada. Além do descaso com os prédios os indígenas reclamaram e denunciaram a má formação recebida que, segundo eles, não os capacita de fato e os coloca em desvantagens, como se estabelecessem os preconceitos. Aproveitaram e decidiram apresentar um documento à reitoria da UFAC pedindo para que tenham formas de acesso aos cursos propostos e disponíveis na instituição.

O acampamento segue e hoje serão discutidos e debatidos temas como saúde ( que no caso dos índios são doenças) e terra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário