quinta-feira, 19 de abril de 2012

INDIGENAS CERCAM O PALÁCIO RIO BRANCO, SEDE DO PODER EXECUTIVO DO ESTADO DO ACRE

Cerca de 150 lideranças indígenas de 10 povos do Acre estão neste momento cercando o palácio Rio Branco, sede do poder executivo estadul. A manifestação tem por objetivo externar ao governo do Estado o descontentamento destes povos em relação às ações do governo. Chama a atenção o descontentamento dos indígenas  em relação à lei 2308/10 que criou o Sistema Estadual de Serviços Ambientais (SISA). A lei, segundo os indígenas, foi criada sem que a comunidades fosse ouvida e nela estão as mais diversas formas de ingerência do governo e de empresas nas terras indígenas, principalmente através de contratos de carbono como o REDD.

Antes de se dirigirem à sede do poder executrivo, os indígenas foram ao ministério Publico Federal onde foram recebidos pelo Dr. Paulo Henrique, procurador federal. Na ocasião protocolaram um documento com as principais reivindicações e pediram providências quanto as constantes ameaças de morte que vem sofrendo incluindo duas lideranças do povo Jaminawa, sendo que a ameaça ao sr.João Pedro Jaminawa já foi objeto de denúncia por este blog.

Com falas duras, as lideranças teceram criticas à Funai a qual acusaram de inoperância e de trabalhar mais para satisfazer as suas próprias vontades que para solucionar os problemas dos indios, especialmente os ligados à terra. pediram para que o MPF determine que a Funai retome os processos de demarcação e, finalmente, cumpra com suas obrigações. A este respeito o procurador informou que amanhão, às 11:00 terá uma reunião com a coordenação da Funai e que vai esternar as vontades e desejos dos povos indígenas.

Mesmo com a saída de 150 lideranças, a funai não foi e não será desocupada até que as autoridades cumpram com suas obrigações, declararam as lideranças que deixaram cerca de 50 pessoas na sede da Funai por medida de segurança e voltarão para lá, na Funai, ao anoitecer.

2 comentários:

  1. Acho louvável o seu trabalho, também me considero “uma indigenista”, ou melhor, humanista assim se essa palavra existi no nosso vocabulário, penso que deve ser assim, pois ha uma quantidade considerável de pessoas indígena que já estão bastante aculturado com a nossa cultura que estão colaborando para que os índios menos favorecidos deixam de existir. Índios que são capazes de cometer as mais horríveis atrocidades. Infelizmente vejo os indigenistas como pessoas que aprovam qualquer coisa de errado que os possam cometer, e isso me vêm à cabeça, que não posso ser indigenista, pois sempre lutei pelos índios menos favorecidos, aqueles índios que não falam o português ou fala mal, que não sabe reivindicar os seus direitos e que são descriminados “por todos” inclusive índios de outras etnias, e nunca aceitei que um índio cometesse algo de ruim só por que é índio, acho que se um índio comete algo ilegal e tem consciência do que faz (furtar, maltratar e ate mesmo cometer assassinato) deve ser punido igual uma pessoa não indígena e não ser protegido só por ser índio.

    ResponderExcluir
  2. Quanto o que o reivindicando, acho correto.

    ResponderExcluir