sexta-feira, 20 de abril de 2012

INDIOS DO ACRE DIZEM NÃO AO REDD

Durante as manifestações que tem ocorrido desde o último dia 17, várias faixas e cartazes foram empunhados pelos indígenas, todos alusivos às suas reivindicações. Uma pequena faixa porém, chamava particularmente a atenção. É essa que aparece aí nesta foto vinculada na internet onde se lê claramente "OS POVOS INDÍGENAS DIZEM NÃO AO REDD".

A faixa chama especialmente a atenção pelo fato dos índios estarem reivindicando principalmente a demarcação de suas terras. Por isso mesmo, os mecanismos de pagamentos por serviços ambientais previstos na inconstitucional lei 2308/10 do Estado do Acre e no mecanismo de REDD, são inaplicáveis a estes povos. Cai por terra, então, o velho discurso do Governo do Acre e suas ONGs de que a questão indígena no Acre é apenas de gestão. De outro lado a mentirosa e enganadora tese de que os índios vivem no tempo dos direitos também é desmascarada.

Lamentavelmente enquanto os índios estavam acampados na Funai para reivindicar seus direitos, o Governo (sem o governador que preferiu ir para a Itália) realizava com suas ONGs eventos propagandiosos para falar de "amenidades" numa atitude do tipo : o rei está nú e precisamos cobrí-lo.

Um dia do índio de vergonha e muita tristeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário