quarta-feira, 30 de maio de 2012

COORDENAÇÃO DA FUNAI TENTA CONSTRANGER E HUMILHAR INDÍGENAS DURANTE A DESOCUPAÇÃO

Arrogante, a coordenação da Funai retoma a sede
Constrangedora a cena! não para os indígenas que durante treze dias ocuparam o pátio da sede da Funai em Rio Branco, no Acre. Constrangedora e humilhante mesmo foi para a própria coordenação da Funai que, num gesto masoquista, fez questão de comparecer à sede do órgão para se deliciar com a saída dos indígenas, tratados por ela (a coordenação) como bandidos e gente de terceira classe.

Com poses e gestos de extrema arrogância, a coordenadora e os demais membros da coordenação não esperaram a saída dos indígenas e nem permitiram que uma comissão acompanhasse a vistoria para garantir que o prédio se encontrava em perfeito estado e que não havia nenhum dano a qualquer equipamento. "Vocês só acompanharão com órdem judicial", disse Juan Scalia, vice-coordenador, à comissão que pretendia acompanhar a inspeção.

Ainda hoje, à tarde, uma comissão indígena terá uma audiência com o Ministério Público Federal onde exporá a  intimidação e humilhação que sofreram por parte da coordenação da Funai durante a saída dos indígenas. O que se espera é que medidas sejam tomadas afim de coibir este tipo de abuso e que a coordenação responda por seus atos e seja exemplarmente punida. Humilhação pública é o que tem sofrido os indígenas.

Na verdade o que mais chocou neste epsódio todo foi o fato de a Funai se alegrar com a derrota dos indígenas e fazer questão de presenciar o ato mais desumano contra os povos indígenas dos últimos anos, isso porque a coordenação é indicada pelo governo do Estado que se diz "governo do Povo do Acre". Imaginem se não fosse.

Não tem mais jeito. A máscara caiu!

A ocupação do pátio do pátio da Funai serviu para muitas coisas e trouxe grandes vitórias aos povos indígenas. A maior vitória é que agoara a Funai vai ter que trabalhar para dar conta de responder ao judiciário, em tempo acordado, todas as demandas assumidas em juízo.

Serviu principalmente para derrubar a máscara de muita gente que se passava por boa gente, ao passo que traía os povos indígenas e se esbaldava em reuniõezinhas com representantes do poder periférico do Governo do Estado, maquinando exatamente contra os interesses dos povos indígenas

As cenas que mostrarei agora são cenas de como a Funai quer ver os povos indígenas do Acre.

Sigam em frente, guerreiras e guerreiros porque "somos milhares de amigos e amigas, sem terra, em busca da dignidade perdida. Que a noite escura da dor e da morte passe ligeira, que a luta redima nossa pobreza e que o amanhecer nos encontre sorridentes, festejando a nossa liberdade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário