domingo, 2 de dezembro de 2012

Não aos PSA, hidrelétricas, REDD e manejo florestal

Esse foi o tom dado pelos manifestantes do VI Forum Social Pan-Amazônico realizado em Cobija, Pando, Bolívia e que teve seu final ontem com a publicação da carta de Cobija emais alguns documentos importantes a ela anexados. Também foi pedido o fim de Belo Monte e de várias outras hidrelétricas e outros investimentos que tem matado povos indígenas e comunidades tradicionais.
 
Uma grande delegação de indígenas do Acre deu o tom do encontro

Mesmo com boicotes e tentativas de manipulação por parte de setores representantes dos governos do Estado do Acre e da própria Bolívia, o evento serviu para mostrar e reafirmar que as forças em movimento, incluíndo o movimento indígena, não estão totalmente cooptadas e que, na verdade, apenas uma pequena parte que recebe benefícios públicos é que faz a fala em defesa desses governos INSUSTENTÁVEIS.


Alem da riqueza cultural, os que alí estiveram deram testeminho de resistência e reafirmaram seus compromissos com uma amazônia livre, com povos livres e territórios desintrusados. Lá dissemos não às novas formas do velho capitalismo utilizadas para continuar a expropriação e seu projeto de morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário