quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Hoje é dia 13 e só lembrando de Santiago Miller

Natural dos Estados Unidos, Santiago Miller era religioso lassalista a serviço da comunidade indígena de Huehuetenango, na Guatemala. Era professor do Colégio de La Salle e do Instituto Indigenista. Alegre, amável e completamente dedicado a sua gente, não tinha tempo para si. Com efeito, Huehuetenango era uma comunidade pobre e necessitada, mas ao mesmo tempo muito comprometida na luta pela justiça. 

Em 1981, quando esteve em sua terra natal pela última vez, Miller denunciou as condições desumanas em que vivia sua gente: escolas precárias, crianças sem o que vestir e sem cadeiras onde sentar, pacíficos pais de famílias assassinados enquanto trabalhavam no campo, estudantes indígenas arrastados pelos militares: ?Os governos estão em tumultos políticos, e se alguém a eles se opõe, não é mais visto...?, afirmou ele um dia. 

No dia 13 de fevereiro de 1982, quatro homens armados invadiram a sua escola e o assassinaram. Tinha 37 anos. 

Oração Prece da solidariedade aos pobres:

Deus, nosso Pai, que teu nome seja santificado: Em todos os que defendem a vida do pobre acima do dinheiro, do café, do algodão, de cana-de-açúcar, dos partidos políticos, das leis e dos interesses das Companhias transacionais... Nos pobres e humildes que, entretanto, têm fé e esperança em ti e, por isso, organizam-se e lutam para que se respeite sua dignidade. Em todos aqueles que trabalham dia e noite a fim de arrancarem seus irmãos e irmãs do analfabetismo, da enfermidade, da exploração e da perseguição. Na morte de teus santos mártires...e dos milhares de teus filhos que, por amor a seus irmãos e respeito á vida de teus pobres, foram torturados e assassinados, da mesma forma que fizeram com teu Filho e Irmão Nosso, Jesus cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário