quarta-feira, 13 de junho de 2012

CIMI LANÇA O RELATÓRIO DE VIOLÊNCIA REFERENTE A 2011



O CIMI lançou hoje, dia 13 de junho, o relatório de violência contra os povos indígenas. Com uma mesa composta por D. Leonardo, Secretário Geral da CNBB, D. Erwin, presidente do Cimi, Lúcia Helena  Hangel, antropóloga e organizadora do relatório, Nailton Pataxo Hã hã hãe e Jader Marubo, o relatório foi apresentado, analisado e as lideranças falaram da realidade vivida pelos povos indígenas no Brasil.

D. Leonardo, já no início de sua fala lembrou que estávamos no salão que levava o nome de D. Helder Câmara, incansável defensor dos menos favorecidos e expropriados. "A sensação que temos é de que ao invés de  diminuir, a violência contra os povos indígenas está aumentando."

Prof. Lúcia, D. Leonardo, D. Erwin, Nailton Pataxó, Jader Marubo e Cleber Buztto
Para D. Erwin, a demarcação das terras indígenas é essencial para os povos indígenas. "que este livro não fique na estante mas seja divulgado para que os culpados por este descalábro sejam devidamente punidos". "acusamos mais uma vez os governos, de não cumprirem a constituição. Não estamos inventando leis, estamos cobrando o cumprimento da Constituição Federal" acrescentou. O presidente do Cimi lembrou ainda que também hoje iniciou em Altamira o encintro Xingú + 23, em alusão aos 23 anos de luta contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingú.

Ao final, também o Deputado Federal por Rondônia, Padre Tom, assumiu que é do governo, uma vez que ele é do PT, mas reconhece que a presidente Dilma não está cumprindo a Constituição Federal.

O relatório apresenta um quadro assustador de violências, as mais variadas, contra os povos indígenas. Chamou a atenção a violência sexual, especialmente porque dos 17 casos registrados, com 39 vítimas, todas do sexo feminino, 12 foram contra menores. No Amazonas, em um dos casos, 15 meninas (mulheres) foram vítimas. Conforme denúncia da Funai, dezenas de índias da cidade de Autazes,dezenas de índias estão sendo aliciadas e estupradas por clientes da Wet-A-Line Tours. A empresa promove turismo sexual com índias da região. Além de outros casos igualmente repugnantes.

Leia na íntegra http://www.cimi.org.br/pub/CNBB/Relat.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário