quinta-feira, 21 de junho de 2012

Senhoras e senhores, as cortinas se (re)abriram


Se estava óbvio, não sei, mas que agora está. Disso tenho certeza. Todo mundo entendeu hoje, após o lançamento do DOSSIE ACRE, que o teatro da economia verde acreana, protagonizada pelo Governo do Estado, ONGs e seus financiadores está definitivamente com as cortinas (re) abertas. Agora, os atores principais precisam assumir os papéis de verdadeiros protagonistas, não da peça cujo roteiro tem sido manipulado, mas da peça que não só narra mas constrói  a história.

Agora o Acre, o Brasil e o mundo já podem ver claramente (e entender) como o roteiro está sendo manipulado, não pelos atores, mas por quem não consegue fazer o papel menor que, aliás, lhe cai muito melhor, e prefere mudar o roteiro para melhor se enquadrar no papel principal. Ninguém põe a mão na roda da história impunemente, mas há aqueles que ainda pensam poder manipular a própria roda da historia e montar uma peça ao estilo grego antigo onde os atores, somente homens, se apresentavam também travestidos, justamente por pretenderem esconder e se apropriar de todos os papeis e os adequarem simplesmente.

Primeiro na forma on-line, no inicio da semana, depois, diante de olhares incrédulos, boquiabertos e nitidamente constrangidos dos que interpretavam mais um ato: O programa de Governo intitulado Faça do Acre a sua floresta. E, finalmente na rua, lugar mais próprio e com aplausos (ai sim) de pé e não por qualquer um, mas pelo povo que ocupou a avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro, durante mais uma marcha contra a economia verde, foi lançado o Dossiê Acre.

O Dossiê não só (re)abre as cortinas, mas coloca luzes sobre as sombras e mais VERDE sobre as CINZAS resultantes dos manejos e explorações insustentáveis para a humanidade mas que sustentam a sanha do capital que se atrela a desejos de poder para continuar se reproduzindo e cada vez mais concentrado em pouquíssimas mãos.

Agora, com algumas dessas luzes lançadas sobre o palco pelo Dossiê, muitos, se não se tornarem críticos da representação, pelo menos não poderão dizer que não estão entendendo o enredo da peça. É preciso, antes de qualquer coisa, que o público, plateia, pelo menos comece a interagir, vaiando ou se recusando a apenas assistir.

Os enredos estão postos, os atores são conhecidos, a peca continuará sendo apresentada em vários atos. Mas, definitivamente, Senhoras e Senhores, as cortinas se (re)abriram!

Um comentário:

  1. Na cúpula dos povos, milhares de representantes da sociedade civil do mundo inteiro rejeitaram veementmente as falsas soluções da Economia Verde. A revelação do "lado B" da realidade socioambiental acriana pelo Dossiê é de grande importância para este movimento, uma vez que o Acre vem sendo projetado internacionalmente como "vitrine" da Economia Verde.
    Valeu o apoio do CIMI! Obrigado Lindomar!

    ResponderExcluir