segunda-feira, 11 de junho de 2012

CIMI REALIZA OFICINA SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

O Conselho Indigenista Missionário - Cimi, realizou nesta segunda-feira uma oficina sobre Educação Escolar Indígena. Já na apresentação da conjuntura da educação nacional se constatou que os povos indígenas vivem umcaos em relação à assistência na área da Educação Escolar. O caos vai desde o abandono dos prédios, passando pela absoluta ausência de formação adequada e falta de acompanhamento pedagíco, tudo naturalmente sem respeitar as especificidades dos diferentes povos, sem ouví-los e com gastos exorbitantes, não justificáveis.
Emilia Altini
A oficina contou com representantes de todos os regionais e foi asseessorada por Emilia Altini, representante da entidade no CNEEI - Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena. O caos constatado reflete o processo de manipulação da educação escolar por ONGs e governos e remete a uma necessidade de que medidas sejam tomadas emediatamente afim de evitar danos ainda maiores aos povos indígenas.

Dois Estados foram apontados como os piores na assistência a educação escolar indígenas. São eles: o Maranhão e o Estado do Acre, onde basicamente não se tem conselhos adequadamente constituidos e que funcionem, gerando dúvidas sobre a aplicação dos recursos, apesar do caos ser generalizado pelo Brasil.

Os debates ocorrerão ainda durante a semana e ao final haverá um pronunciamento da entidade sobre as políticas de assistência à Educação Escolar Indígena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário