sexta-feira, 8 de junho de 2012

SEMINÁRIO SOBRE BIOPIRATARIA NA CÚPULA DOS POVOS

Com a presença de VANDANA SHIVA  e  AILTON KRENAK

O seminario será muy provavelmente no dia 21 de junho de manhã  no Aterro do Flamengo no Rio de Janeiro. Se comunicará em breve a data exacta em www.biopiraterie.org 
Para mais informações, fala conosco:


No marco da Cúpula dos Povos, que acontecerá paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD) Rio+20 no fim de junho 2012, o Colectivo quer se mobilizar para informar sobre o perigro que é a biopirataria.: a biopirataria é a apropiação ilegítima dos recursos biológicos e dos conhecimentos tradicionais associados. Os biopiratas são principalmente empresas farmacêuticas, agroalimentares ou cosméticas: elas exploram a biodiversidade para produzir produtos supostamente “inovadores” garantindo seu monopólio a partir das patentes, sem repeto pelos povos nem o meio ambiente.

Estarão presentes líderes dos movimentos ecológicos mobilizados contra a apropiação dos recursos naturais e representantes dos povos indígenas ameaçados pela biopirataria
O objetivo do seminário é de trocar ideias, informa-se, debater e procurar alternativas concretas à biopirataria : vamos então apresentar estudos de casos sobre modelos alternativos à biopirataria, ferramentas de empoderamiento das comunidades, assim como métodos de proteção e valorização dos conhecimentos tradicionais.


O coletivo conta com a sua presença para enriquecer a rede internacional mobilizada para a proteção dos recursos naturais e dos conhecimentos tradicionais, e para desenvolver alternativas face a essas práticas ilegítimas.
A gente lhe espera !

Estou divulgando este evento por solicitação de meu amigo michael, mas não pertenço ao coletivo e não tenho nenhuma relação pessoal com Ailton Krenak. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário