terça-feira, 5 de junho de 2012

SEM A DEVIDA ASSISTÊNCIA DA FUNAI INDIOS AMEAÇADOS DE MORTE BUSCAM APOIO

O caso chama a atenção pela forma com que os indígenas foram acolhidos e tratados pela Funai. Destaco aqui o ocorrido com o Sr. Francisco Nunes Saldanha Jaminawa, Cacique da Aldeia São Paulino, T.I. São Paulino, do povo Jaminawa.

Francisco Nunes (do meio) mais um ameaçado
No dia 01 de junho deste ano de 2012, após inúmeras denúncias, o Sr. Francisco foi ouvido em depoimento pelo funcionário da Funai, Sr. Waldir da Silva. Em um depoimento com quase duas páginas, Seu Francisco Deu o nome de diversos fazendeiros que estão invadindo a terra indígena e relatou as várias ameaças de morte que vem sofrendo, ele em particular e toda a população da Aldeia. Francisco não só deu os nomes e narrou os fatos, como denunciou que naquele exato momento o fazendeiro conhecido como "Teo" (grafado no depoimento com "Tel") estava iniciando o desmate de oito (08) alqueires para criação de novas pastagens, dentro da Terra Indígena.

Muito tenso, e não poderia ser diferente, seu Francisco pediu apoio da Funai para que pudesse retornar com sua família para a aldeia e pediu para que a Funai o acompanhasse e explicasse aos invasores que alí era, e é, uma terra indígena. Ao que a Funai respondeu que ele deveria comprar uma filmadora e registrar o que estava acontecendo para servir de prova.  

Colhido o depoimento seu Francisco retornou à comunidade com a sua família para "assistir" o fazendeiro desmatar o último pedaço de mata bruta ainda existente na terra indígena. Detalhe: Todos os indios estão presos em suas casas porque se saírem serão mortos.

Ontem consegui falar com o Seu Francisco por meio de um celular e ele me informou que a situação está muito tensa e que espera por uma medida da Funai com urgência, caso contrário não restará outra alternativa senão o confronto. Para isso os índios estão se preparando e a qualquer momento, infelizmente, poderemos presenciar uma tragédia anunciada sobre a qual a Funai fez pouco caso e, se quer comunicou à Polícia Federal.

Para expulsar os índios do pátio da sede do órgão a Funai foi ágil e pediu auxílio da força policial mas, para salvar vidas e defender os povos indígenas, se limita a colher depoimentos e passar a responsabilidade da proteção aos próprios indígenas. 

Seu Francisco não foi o único a denunciar ameaças de morte. Já são quatro lideranças indigenas que vem a público denunciar as ameaças que vem sofrendo, só na região de Sena Madureira. A pedido dos próprios indígenas que vendo que a Funai não estava tomando as providências de forma enérgica, procuraram o Cimi e o Movimento Indígena para pedir apoio. Em resposta, hoje pela manhã, foram protocolados na Polícia Federal e no Ministério Público Federal cópias de dois depoimentos prestados à Funai no mesmo dia primeiro, incluíndo o depoimento do seu Francisco Nunes.

Esperamos que medidas sejam tomadas com urgência para que seja evitada uma tragédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário