quarta-feira, 15 de maio de 2013

DESGRAÇA POUCA É BOBAGEM


Aprovado, pela Comissão de meio ambiente, presidida por nada menos que Blairo Maggi, plantio de cana na Amazônia Legal

O plantio de cana-de-açúcar poderá chegar à Amazônia Legal, nas áreas desmatadas e nos biomas cerrado e campos gerais. É o que prevê projeto (PLS 626/2011) aprovado nesta terça-feira (14) pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).
Aprovado em decisão terminativa, o projeto recebeu cinco votos favoráveis e dois contrários, além de uma abstenção. Se não houver recurso de pelo menos nove senadores, seguirá diretamente para a Câmara, sem passar por votação pelo Plenário do Senado.
Para o autor da proposta, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), o plantio de cana na região vai estimular a produção de biocombustíveis. Em voto favorável, o relator, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), apontou a necessidade de ampliar as áreas de cultivo para o atendimento das demandas futuras de etanol e açúcar. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) se absteve.
Também votaram a favor:
Ivo Cassol (PP-RO)
Valdir Raupp (PMDB-RO
Ataídes Oliveira (PSDB-TO)
Cícero Lucena (PSDB-PB) 
Agora vem o deboche:
De acordo com o projeto, a expansão do cultivo de cana na Amazônia Legal deve ter como diretrizes a proteção do meio ambiente, a conservação da biodiversidade e a livre concorrência, entre outras. Também deve considerar as disposições do novo Código Florestal e as recomendações da pesquisa.
O texto remete a regulamentação o estabelecimento de condições, critérios e vedações para a concessão de crédito rural e agroindustrial para cultivo de cana-de-açúcar e produção de açúcar, etanol e outros biocombustíveis e derivados, na Amazônia Legal.
A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle é presidida, repito, pelo senador Blairo Maggi (PR-MT).
No Estado do Acre já está implantado um projeto de plantio de cana-de-açúcar e uma usina já implantada. O projeto é chamado ironicamente de "Álcool Verde" do grupo Farias e totalmente subsidiada pelo governo do Estado.
E ainda por cima vem aí a exploração de petróleo e gás no Acre, o que afetará imensamente a vida das comunidades tradicionais, especialmente os povos indígenas. É para isso que serve a Comissão de meio Ambiente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário